O Ministério da Saúde incluiu clínicas privadas no programa “Agora Tem Especialistas”, que permite a troca de dívidas tributárias por serviços ao SUS (Sistema Único de Saúde). O anúncio foi feito nesta 5ª feira (17.jul.2025) durante transmissão online da Fesaude (Federação das Entidades de Saúde) e SindHosp (Sindicato dos Hospitais).
A iniciativa, anteriormente chamada “Mais Especialistas”, contemplava somente hospitais e agora se estende às clínicas privadas com capacidade para oferecer cuidados integrados. O programa disponibilizará R$ 2 bilhões por ano para financiar os atendimentos especializados.
“Essa proposta vem sendo apresentada há anos, mas só agora avança com o apoio do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A dívida tributária do setor soma R$ 34 bilhões, um valor impagável. Por isso, a melhor solução é a efetivação da parceria público-privada”, afirmou Francisco Balestrin, presidente da Fesaude e do SindHosp,
As clínicas participantes poderão oferecer serviços ambulatoriais em 32 diferentes Ofertas de Cuidado Integrado. Os procedimentos contemplam especialidades como cardiologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, oncologia e ginecologia.
Os estabelecimentos de saúde privados receberão créditos financeiros pelos atendimentos realizados. Esses créditos poderão ser utilizados para quitar dívidas fiscais ou tributos correntes junto à Receita Federal e à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.