O líder do PT na Câmara, Pedro Uczai (SC), minimizou nesta 4ª feira (18.fev.2026) o rebaixamento da Acadêmicos de Niterói, escola de samba que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A agremiação terminou em último lugar, com 264,6 pontos, o pior resultado de uma agremiação desde 2022.
“Independentemente do resultado oficial, o que vimos foi algo maior: o povo cantando, celebrando, se conectando com a história da Dona Lindu e do Presidente Lula na Sapucaí. Parabéns para a Acadêmicos de Niterói!”, disse o petista em nota (leia a íntegra mais abaixo).
O deputado ainda afirmou que o Carnaval é uma festa popular, e não um debate eleitoral. Questionado se o resultado pode prejudicar Lula nas eleições, respondeu que “nada se altera”.
O líder do PDT na Câmara, Mário Heringer (MG), também defendeu o resultado. Disse ser normal que escolas que subiram recentemente retornem a Série Ouro.
“Escolas pequenas raramente conseguem se manter no grupo especial imediatamente após subirem. O desfile realmente teve deficiências. O importante foi o enredo”, afirmou ao Poder360.
O líder do Psol na Câmara, Tarcísio Motta, também afastou a possibilidade de o resultado afetar negativamente o presidente nas eleições. Disse que o desfile foi uma “linda homenagem” que se traduziu na avenida com o reconhecimento da história de Lula.“A escola terminou rebaixada como quase sempre acontece com uma escola que subiu da série Ouro pela primeira vez. Além disso, é uma prova de que o poder político não interferiu no julgamento dos quesitos, o que é bom para Lula diante da polêmica que se criou”, declarou o psolista a este jornal digital.
A Acadêmicos de Niterói levou à Marquês de Sapucaí o samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Já a Viradouro foi a campeã do Carnaval do Rio de 2026, com 270 pontos, 5,4 a mais que a escola rebaixada.
Estreante no Grupo Especial, a Acadêmicos de Niterói perdeu pontos em todos os 9 quesitos da apuração dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Suas piores notas foram nos quesitos fantasia e alegorias e adereços. A única nota 10 alcançada veio na categoria samba-enredo. Dois dos 4 jurados deram nota máxima para a escola nesse quesito, o último analisado.
O maior desafio da escola na avenida era justamente fugir do conhecido “efeito iô-iô”, quando uma agremiação sobe para o Grupo Especial, mas é rebaixada para a Série Ouro já no ano seguinte. O feito de permanecer na elite do Carnaval foi alcançado apenas 5 vezes nos últimos 25 anos.
Eis a íntegra da nota do líder do PT:
“O Carnaval é a maior expressão cultural do povo brasileiro. É identidade, é democracia nas ruas, é liberdade de manifestação.
Independentemente do resultado oficial, o que vimos foi algo maior: o povo cantando, celebrando, se conectando com a história da Dona Lindu e do Presidente Lula na Sapucaí. Parabéns para a Acadêmicos de Niterói! Parabéns às campeãs Viradouro (RJ) e a Mocidade Alegre (SP) – que trouxe para a Avenida a trajetória potente da atriz negra Léa Garcia. Parabéns a todas as escolas e blocos que fizeram do Carnaval esse espetáculo grandioso, reafirmando a força da nossa cultura. O Brasil vive um novo momento. O povo quer esperança, quer se orgulhar do seu país.
O Carnaval mostrou que a democracia está viva — nas escolas de samba, nas arquibancadas, nos blocos e nas ruas. E democracia é isso: o povo se manifesta. O povo celebra. O povo escolhe. Carnaval é festa popular, é expressão cultural. Não é debate eleitoral. Nada se altera! O único que não viu tudo isso foi o Bolsonaro, que está na Papuda! Viva o Carnaval! Viva o povo Brasileiro! Viva Dona Lindu, mulher corajosa e forte!”.





