• Sábado, 2 de agosto de 2025

Governador do Ceará se reúne com Haddad por contenção ao tarifaço

Elmano de Freitas (PT) propôs que Estado e municípios comprem alimentos que iriam aos EUA para a merenda escolar.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta 6ª feira (1º.ago.2025) para debater medidas de contenção ao tarifaço dos Estados Unidos de Donald Trump (Partido Republicano).

Uma das propostas levadas à equipe econômica foi a compra dos produtos que seriam exportados aos norte-americanos para a merenda de escolas municipais e estaduais.

“Trouxemos a possibilidade de aquisição pelo governo, seja do Estado do Ceará, seja pelos nossos municípios, de produtos desses que nós exportamos aos Estados Unidos”, declarou o governador a jornalistas em Brasília.

A tarifa de 50% dos Estados Unidos contra o Brasil está marcada para começar em 6 de agosto. Quase 700 produtos ficaram em regime de exceção e não serão taxados. Apesar disso, setores fortes ainda serão impactados –como frigoríficos e produtores de frutas.

Segundo Elmano, Haddad recebeu a proposta de forma positiva. Apesar disso, não cravou que vai apresentar uma solução concreta para o impasse nem disse se haveria uma nova reunião com o chefe da Fazenda.

“O ministro recebeu com muito bom grado a sugestão e queremos ampliar inclusive essa possibilidade e mecanismo. Para isso, precisamos, provavelmente, ter mudanças de legislação”, disse.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: