A FS (Fueling Sustainability), Raízen e Copersucar defenderam, em reuniões recentes com o governo federal, a redução da tarifa de importação sobre o etanol norte-americano. A proposta foi apresentada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e ao Ministério das Relações Exteriores.
Segundo informações enviadas ao Poder360, os representantes das empresas argumentaram que o corte na tarifa seria um gesto positivo nas negociações comerciais com os Estados Unidos, em especial diante da ameaça de sanções comerciais do tarifaço de Trump. Hoje, a taxa de importação do etanol é de 18%.
As empresas apresentaram uma análise técnica interna indicando que o etanol norte-americano não seria competitivo no Brasil e que possíveis impactos da redução tarifária atingiriam apenas usinas do Nordeste.
A sinalização causou reação em outras partes do setor sucroenergético, que veem a medida como uma concessão arriscada aos interesses norte-americanos. Entidades e empresários afirmam haver riscos de abrir o mercado interno ao etanol dos Estados Unidos, o que poderia:
Representantes do setor relataram ao Poder360 que há o temor de que a medida possa comprometer a defesa do etanol brasileiro em foros internacionais e abrir espaço para pressões comerciais permanentes.
A Seção 301 é uma ferramenta comercial dos Estados Unidos usada para investigar e aplicar sanções contra práticas que o governo norte-americano considera desleais. No passado, ela foi usada para justificar a aplicação de tarifas contra países como China, Brasil e Índia.
O temor das gigantes sucroenergéticas é que, sem gestos de boa vontade por parte do Brasil, os EUA possam limitar a entrada do etanol brasileiro em seu mercado –hoje considerado estratégico para as exportações do setor.
A tarifa de importação sobre o etanol americano foi tema de embates recentes entre o setor produtivo e o governo. Durante o governo Bolsonaro, a alíquota foi zerada por um período, mas voltou a ser aplicada.
Este jornal digital procurou, por email, a FS, Raízen e Copersucar. Não houve resposta até o momento. O espaço segue aberto para manifestação.