Gastrite: o que excluir da dieta ou incluir para evitar crises
Nutricionista explica como cuidar da alimentação com gastrite e o que não se deve comer para evitar as crises da doença
Você causa sintomas que vão desde desconforto persistente na parte superior do abdômen, queimação, dor na “boca do estômago”, enjoo e perda de apetite, até casos mais graves, com vômito com sangue ou fezes escurecidas. E, apesar de não ser causada diretamente pela alimentação, uma dieta incorreta pode aumentar as .
“Uma dieta desequilibrada não é, por si só, a origem da gastrite, mas pode ser um . Por isso, ajustar a refeição é parte essencial do cuidado com o estômago”, afirma Henrique Gouveia, nutricionista e professor do curso de Nutrição da Uninassau Olinda.
Leia também
Quais alimentos evitar para quem tem gastrite
Na lista de alimentos que é melhor evitar a todo custo, o nutricionista destaca o álcool, o café em excesso, bebidas gaseificadas, alimentos picantes, frutas ácidas como laranja e abacaxi, frituras e itens ricos em gordura, como hambúrgueres, bacon e embutidos.
Sobremesas industrializadas, bolos, tortas, chocolates e sorvetes também merecem atenção. Isso porque costumam ter altas concentrações de açúcar e gordura, o que sobrecarrega ainda mais o estômago. Além disso, temperos industrializados como alho e cebola em pó, curry, mostarda e pimentas devem ser evitados, pois podem irritar a mucosa gástrica inflamada.
Confira a , parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Por: Metrópoles