• Sábado, 25 de outubro de 2025

Frase sobre traficante ser vítima foi mal colocada, diz Lula

Presidente afirmou que seu posicionamento "é muito claro contra o crime organizado"; oposição criticou declaração.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 6ª feira (24.out.2025) que fez uma “frase mal colocada” ao comentar sobre traficantes e usuários de drogas durante uma entrevista a jornalistas em Jacarta (Indonésia). O petista disse o seguinte: “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”.

“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado”, escreveu Lula em seu perfil no X. Citou como exemplos do seu posicionamento a PEC da Segurança Pública e “recordes na apreensão de drogas no país”.

A declaração no X foi publicada horas após comentários feitos em Jacarta, na Indonésia.

Nas redes sociais, políticos de oposição criticaram o presidente. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que “no ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG”. O senador Ciro Nogueira (PP-PI) ironizou: “Os assaltantes são vítimas dos assaltados, os assassinos são vítimas dos mortos, os estupradores são vítimas das violentadas e por aí vai”.

Assista ao vídeo com a fala de Lula (42s):

Na ocasião, o presidente também criticou intervenções unilaterais em territórios estrangeiros: “Você não pode simplesmente dizer que vai invadir, que vai combater o narcotráfico na terra dos outros. Você leva em conta a Constituição dos outros países, a autodeterminação dos povos, você leva em conta a soberania territorial de cada país”.

Lula ainda se mostrou disposto a dialogar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o tema em eventual encontro: “Se o presidente Trump quiser discutir esse assunto comigo, eu terei imenso prazer em discutir com ele. Imenso prazer. Esse e outros assuntos”.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: