A assinatura de Termos de Cooperação Técnica com a Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, e Tribunal Regional do Trabalho integrou a programação do 32º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses. O evento, que é realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios, teve início nesta terça-feira (1) e vai se prolongar até amanhã (2).
O termo formalizado com entre a AMM e a UFMT visa a realização de um diagnóstico sócio-econômico dos municípios mato-grossenses. A intenção é criar um banco de dados atualizado e dinâmico, com informações econômicas, sociais, ambientais e de outras áreas sobre os municípios. A reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, disse que a universidade tem responsabilidade com o desenvolvimento do estado. Ela citou algumas ações, como os planos municipais de saneamento básico, formação de pessoas, trabalho técnico, entre outros.
A parceria com a Sema tem o objetivo de apoiar os municípios na descentralização ambiental. A secretária de estado de Meio Ambiente, Ana Luíza Ávila Peterlini, disse que por um ano o estado vai continuar fazendo o licenciamento ambiental de competência dos municípios. Segundo a secretária, nesse período as prefeituras devem se organizar para o trabalho. Ela ressaltou que é necessária a estruturação do conselho municipal de meio ambiente, fundo municipal, entre outras providências.
Através do termo de cooperação, o Tribunal Regional do Trabalho efetivou a doação de material audiovisual, como CDs e DVDs para os municípios. O presidente do TRT, desembargador Edson Bueno, disse que o Tribunal pretende fortalecer a aliança com os prefeitos para introduzir a concessão de computadores para os gestores fazerem a integração digital dos filhos de famílias de baixa renda.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, agradeceu as parcerias e salientou a importância do trabalho conjunto. “Precisamos, cada vez mais, fortalecer as relações com os órgãos governamentais, poderes constituídos, para que possamos, juntos, desenvolver e consolidar um trabalho que vai beneficiar toda a comunidade”, assinalou.
Crédito: Vicente de Souza