O foguete sul-coreano Hanbit-Nano deve fazer nesta 6ª feira (19.dez.2025), às 15h45, o 1º voo comercial a partir do Brasil. O lançamento está previsto para se dar na base de Alcântara (MA), depois de 2 adiamentos. A missão, batizada de Spaceward, foi adiada por problemas no sistema de refrigeramento, que já teve componentes substituídos.
O dispositivo é da start-up sul-coreana Innospace e a operação será coordenada pela FAB (Força Aérea Brasileira) e pela AEB (Agência Espacial Brasileira). Será a 1ª vez que o Brasil vai liderar uma missão comercial a partir do território nacional. O foguete levará 5 satélites e 3 dispositivos que deverão ajudar em pesquisas de instituições brasileiras e indianas.
A operação deve contar com 27 profissionais que terão que dar um aval para o lançamento. O foguete de 21,3 metros de altura e 20 toneladas pode demorar 7 minutos para deixar o solo maranhense em direção à órbita da Terra. Cada sistema do foguete, que chega a 30 km/h, é monitorado por um técnico específico até a autorização final. O lançamento poderá ser visto a olho nu pelos moradores.
Segundo a FAB, a operação representa um passo histórico no setor espacial do país e marca a inserção brasileira no mercado global de lançamentos orbitais.
A operação Spaceward resulta de um edital público lançado em 2020 pela AEB, que selecionou empresas interessadas em fazer lançamentos a partir do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara).





