Flamengo vence Libertadores, mas Palmeiras lidera ranking da Conmebol
Atual vice-campeão da Libertadores, Palmeiras, assegurou a liderança o ranking continental, seguido do Flamengo
A divulgou nesta segunda-feira (15/12) o ranking dos clubes após o encerramento da temporada 2025. A lista escancara o atual cenário do futebol sul-americano e confirma a hegemonia dos clubes brasileiros no continente. O atual vice-campeão da , assegurou a primeira colocação. Logo atrás, o Flamengo ocupa a segunda posição, solidificando o domínio brasileiro no topo.
Leia também
A liderança do Palmeiras e a vice-liderança do Flamengo não são um acaso. O Palmeiras, que tomou a ponta do ranking do River Plate na lista (válida para 2025), ficou na posição de número um. O Flamengo estava em quarto na relação do ano passado.
Essa estabilidade das duas equipes reflete o impacto direto de suas recentes conquistas da Libertadores (2019, 2022, 2025 pelo Flamengo; 2020, 2021 pelo Palmeiras) e a manutenção de campanhas profundas nas fases eliminatórias, distanciando-se de potências históricas como River Plate , que ficou em 3º e Boca Juniors em 4º.
Entenda
Apesar do triunfo do Flamengo na última edição, o clube carioca não conseguiu desbancar o Palmeiras da primeira posição, um fato que ilustra a complexidade da fórmula do Ranking Conmebol.
O cálculo da classificação prioriza a consistência ao longo de um ciclo de dez anos e não apenas o sucesso imediato. Dessa forma, a manutenção do Palmeiras na liderança, deve-se à sua performance acumulada nos últimos anos e a profundidade de suas campanhas.
Apesar da supremacia do Brasil, o tradicional eixo Brasil–Argentina segue como a espinha dorsal do continente. River Plate e Boca Juniors, símbolos da força histórica do futebol argentino, ocupam respectivamente a terceira e a quarta posição, mantendo-se entre os clubes mais relevantes da América do Sul.
O dado mais impressionante do ranking é a presença massiva de clubes brasileiros nas primeiras colocações. O país emplacou cinco equipes entre os sete primeiros, com Athletico Paranaense em 5º, Atlético Mineiro é o 6º e São Paulo em 7º, confirmando a consistência de suas participações continentais.
Veja
¡Actualizado! Los 3⃣0⃣ mejores del Ranking de Clubes de la CONMEBOL 2026.
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores)
Leia também
Esse domínio não se limita ao topo: ele se estende por todo o Top 30, que ainda inclui Fluminense na 11ª posição, Internacional sendo o 13º, Grêmio em 14º, Santos o 27º, Corinthians em 22º e Cruzeiro como o 29º.
Apesar da forte presença brasileira, o ranking mantém o reconhecimento das potências históricas de outros países. O Uruguai se destaca com o Nacional (8º) e o Peñarol (16º). A Universidad Católica (9º) representa o Chile, enquanto o Universitario (10º) figura entre os dez primeiros. Equipes de prestígio como o Atlético Nacional (12º) da Colômbia e o LDU (17º) do Equador também garantiram posições relevantes.
Por: Metrópoles





