Fenômeno atmosférico raro causou apagão na Europa, diz Portugal
Apagão geral atinge vários países da Europa nesta segunda-feira (28/4). Operadora de energia diz que volta ao normal pode levar até 1 semana
Segundo a operadora de redes energéticas REN, de Portugal, a interrupção no fornecimento de energia elétrica no país é resultado de uma falha na rede elétrica espanhola, relacionada com um fenômeno atmosférico raro conhecido como vibração atmosférica induzida.
Ainda de acordo com a empresa, o restabelecimento da energia pode demorar até uma semana devido à complexidade do fenômeno e pela necessidade de “equilibrar os fluxos elétricos internacionais.”
“Devido a variações extremas de temperatura no interior de Espanha, verificaram-se oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 kv), um fenômeno conhecido por vibração atmosférica induzida por Ging. Estas oscilações provocaram falhas de sincronização entre os sistemas elétricos, levando a perturbações sucessivas em toda a rede europeia interligada”, explicou a REN.
A operadora de energia ainda confirmou um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica – ocupada, na sua maior parte, por Portugal e Espanha, Andorra, Gibraltar e pequenas porções de território francês.
O que se sabe até agora
Espanha e Portugal enfrentam um apagão geral nesta segunda-feira (28/4), desde as 12h30, no horário local (por volta de 7h30 no horário de Brasília).
Partes do País Basco, na França, foram brevemente afetadas, mas não por muito tempo.
A falta de energia afeta trens , linhas de metrô e aeroportos internacionais nos dois países.
Inicialmente, autoridades portuguesas haviam relacionado o apagão a um ciberataque o que foi desmentido pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Relatos nas redes sociais ainda indicam falta de energia em diversas cidades portuguesas, entre elas Lisboa, onde o aeroporto precisou ser fechado. De acordo com informações preliminares, todos os voos foram cancelados.
Na Espanha, aeroportos e metrôs inteiros pararam nas principais cidades. Madri declarou estado de emergência nível 2 — a emergência vai até nível 3.
Aguarde mais informações
Por: Metrópoles