A família de entrou com uma ação na Justiça envolvendo pagamentos pelos direitos autorais das obras do autor. O caso corre no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e foi movido pela produtora Boa Palavra, criada pela atriz , filha de Manoel.
Na ação, a produtora — que detém os direitos autorais das obras do autor e é responsável por futuros projetos — alega que a Globo não prestou contas detalhadas sobre os valores pagos pelas produções de Manoel Carlos.
Além disso, diz que a emissora apenas informa os valores pagos por cada obra, sem relatórios que permitam que a Boa Palavra verifique como foram feitos os cálculos, segundo o documento. O caso foi revelado pelo F5, da Folha de São Paulo e corre na 21ª Vara Cível do TJ-RJ.

4 imagens



Fechar modal.

![]()
1 de 4 Manoel Carlos teve piora no quadro de saúde Globo/Divulgação
![]()
2 de 4 Carla Marins em História de Amor Foto: Globo/Divulgação
![]()
3 de 4 Manoel Carlos Reprodução
![]()
4 de 4 Manoel Carlos e Júlia Almeida Reprodução
Leia também
Autor de grandes sucessos como História de Amor (1995) e Laços de Família (2000), Maneco, como é conhecido, recebe valores referentes a reprises, licenciamento de vendas para o exterior e também por eventuais remakes das obras.
A produtora teria tentado contato com a Globo para entender a situação e esclarecer os pagamentos mas, sem conseguir respostas, decidiu por entrar com a ação judicial.
O Metrópoles entrou em contato com a Globo para esclarecimentos sobre o processo e os pagamentos feitos em nome do autor mas não recebeu retorno até a publicação da matéria. O espaço segue aberto.