A 13ª Brigada da Guarda Nacional da Ucrânia divulgou na 3ª feira (15.abr.2025) que realizou uma entrega, por meio de drones, de “paskas”, espécie de colomba pascal, aos seus combatentes que estão na linha de frente no conflito contra a Rússia.
A iniciativa, batizada de “Paskadron” (fusão das palavras “Páscoa” e “drone” em ucraniano), teve apoio de instituições de Kiev, Kharkiv e Dnipro.
Assista (1min18s):
Segundo comunicado, publicado no canal oficial da brigada no Telegram, os alimentos foram transportados por drones do tipo “Vampyr” (Vampiro em ucraniano), que já vinham sendo usados para levar suprimentos como água e comida aos soldados.
“Nós estamos convencidos de que a Páscoa deve acontecer em todos os lugares, até mesmo com antecedência. Então, agora estamos ocupados embalando presentes para os rapazes, que vão comer esses maravilhosos pãezinhos de Páscoa”, afirmou uma soldado da brigada em vídeo divulgado pelos militares.
A gravação mostra todo o processo, desde o empacotamento até a entrega aérea e os soldados recebendo os presentes.
A Ucrânia mantém ações simbólicas em zonas de combate como forma de apoio psicológico às tropas. A guerra no país se estende desde fevereiro de 2022, quando a Rússia lançou a invasão em larga escala do território ucraniano.