• Quinta-feira, 6 de novembro de 2025

EUA planejam instalar base militar em Damasco para acordo Síria-Israel

País prepara a presença militar na Síria para implementar o acordo de segurança entre os países mediado por Washington.

Os Estados Unidos se preparam para instalar uma presença militar na base aérea de Damasco para ajudar na implementação do acordo de segurança entre Síria e Israel, mediado por Washington, segundo reportagem da Reuters desta 5ª feira (6.nov.2025).

O presidente Donald Trump (Partido Republicano) receberá o presidente sírio Ahmed al-Sharaa na Casa Branca na próxima 2ª feira (10.nov).

A iniciativa militar norte-americana na capital síria indica um realinhamento estratégico da Síria com os EUA depois da queda do antigo líder Bashar al-Assad, que mantinha alianças com o Irã, que aconteceu em 2024.

A base aérea está localizada na entrada de áreas do sul da Síria que formarão uma zona desmilitarizada como parte do acordo de não agressão entre os 2 países.

A ação foi tomada enquanto a administração Trump busca estabelecer novas relações diplomáticas na região. O encontro entre Trump e Sharaa será a 1ª visita oficial de um chefe de Estado sírio aos Estados Unidos.

O Pentágono e o Ministério das Relações Exteriores da Síria não responderam aos pedidos de comentários sobre o plano. A presidência e o Ministério da Defesa sírios também não se manifestaram sobre as questões enviadas por meio do Ministério da Informação do país.

O Pentágono intensificou seus planos nos últimos 2 meses, realizando diversas missões de reconhecimento que confirmaram que a pista de pouso da instalação está em condições de uso imediato. Em abril, o Pentágono anunciou anteriormente a redução do contingente militar norte-americano na região para 1.000 militares.

Os novos planos dos EUA para a Síria seguem modelos semelhantes a outras duas presenças militares norte-americanas recentemente estabelecidas na região: uma no Líbano, acompanhando o cessar-fogo entre o Hezbollah e Israel, e outra em Israel, monitorando a trégua entre o Hamas e Israel.

A presença militar norte-americana na Síria não é inédita. Os Estados Unidos mantêm tropas no nordeste sírio há uma década, apoiando forças lideradas pelos curdos no combate ao Estado Islâmico. O Ministro das Relações Exteriores da Síria, Sharaa, afirmou que qualquer presença de tropas norte-americanas deve ser acordada com o novo Estado sírio.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: