EUA: Lula diz que navios de guerra no Caribe são “fator de tensão”
Em reunião com países do Brics, presidente Lula afirmou que questões de segurança pública não são desculpas para interferências
O presidente afirmou que a decisão do governo dos Estados Unidos de enviar navios de guerra à região costeira da representa um “fator de tensão” na América Latina e Caribe. A declaração ocorreu durante reunião com líderes do , na manhã desta segunda-feira (8/9).
Em discurso, o petista frisou que questões de segurança pública “não devem servir de desculpa para intervenções à margem do direito internacional”.
“A América Latina e o Caribe fizeram a opção, desde 1968, por se tornarem livres de armas nucleares. Há quase 40 anos, somos uma Zona de Paz e Cooperação. A presença de forças armadas da maior potência do mundo no Mar do Caribe é fator de tensão incompatível com a vocação pacífica da região”, criticou o presidente.
Nas últimas semanas, as tensões entre Nicolás Maduro e o chefe da , Donald Trump, se intensificaram após os EUA enviarem navios de guerra para o litoral da Venezuela. A medida, segundo o governo americano, foi tomada para conter a atuação de grupos de narcotraficantes sul-americanos.
Leia também
Na semana passada, a operação foi reforçada com o envio de 10 caças de guerra F-35 para o Caribe. O presidente venezuelano .
Por: Metrópoles