• Domingo, 1 de fevereiro de 2026

EUA alertam para risco de conflito em exercícios militares do Irã

Centcom pede que manobras no Estreito de Ormuz sejam conduzidas de forma segura para evitar escalada de tensões.

O Centcom (Comando Central dos Estados Unidos) emitiu na 6ª feira (30.jan.20265) um alerta ao Irã sobre exercícios militares com munição real que a Guarda Revolucionária iraniana pretende realizar no Estreito de Ormuz no domingo (1º.fev.2026) e na 2ª feira (2.fev). A região é considerada a principal rota de exportação de petróleo do mundo e abriga navios de guerra norte-americanos.

No comunicado, o Centcom solicitou que as manobras sejam conduzidas de forma “segura e profissional”, a fim de reduzir riscos ao tráfego marítimo internacional e evitar aumento das tensões entre Washington e Teerã.

Os exercícios são realizados em meio à deterioração das relações entre os 2 países. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), tem ameaçado atacar o Irã caso o governo do aiatolá Ali Khamenei não aceite negociar limitações ao programa nuclear. O regime iraniano afirma que responderá a qualquer agressão.

A Guarda Revolucionária iraniana, principal força militar do país, será responsável pelas operações –consideradas uma demonstração de poder militar.

O Estreito, localizado entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã, separa o Irã dos Emirados Árabes Unidos e concentra intenso fluxo comercial.

Segundo dados dos EUA, cerca de 100 navios comerciais transitam diariamente pela passagem. O Centcom afirmou que não tolerará sobrevoos, aproximações marítimas ou disparos em direção a suas forças e que garantirá a segurança de seus navios, aeronaves e pessoal na região.

No sábado (31.jan.2026), autoridades iranianas informaram que duas explosões registradas em cidades do país foram causadas por vazamentos de gás, negando rumores de ataques. A própria Guarda Revolucionária do Irã confirmou que não houve ação militar externa.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: