A repercutiu de forma negativa na imprensa europeia nesta quinta-feira (11/12). De acordo o jornal The Sun, , ídolo do país e atual presidente da federação, barrou a convocação de Vincent Aboubakar para o atacante não ultrapassar o recorde de gols do ex-jogador.
Aboubakar, atualmente no Neftçi Baku, tem 45 gols em 166 partidas, contra 56 em 119 jogos de Eto’o, maior artilheiro da história de Camarões.

3 imagens


Fechar modal.

![Eto’o barra convocação em Camarões para não ter recorde superado - imagem 1 Eto’o barra convocação em Camarões para não ter recorde superado - imagem 1]()
1 de 3 Divulgação
![Eto’o barra convocação em Camarões para não ter recorde superado - imagem 2 Eto’o barra convocação em Camarões para não ter recorde superado - imagem 2]()
2 de 3 Ulrik Pedersen/NurPhoto via Getty Images
![Eto’o barra convocação em Camarões para não ter recorde superado - imagem 3 Eto’o barra convocação em Camarões para não ter recorde superado - imagem 3]()
3 de 3 Joe Giddens - PA Images via Getty Images
Além disso, o país passa por uma crise institucional. O dirigente demitiu o técnico Marc Brys após alegar problemas como “insubordinação” e “incitar jogadores”. David Pagou entrou como interino.
No entanto, Brys afirmou que ainda é técnico de Camarões por não ter sido oficialmente demitido pelo Ministério dos Esportes, órgão que o nomeou para o cargo. Ele enviou a própria convocação para a Copa das Nações Africanas, disputada entre 21 de dezembro de 2025 e 18 de janeiro de 2026, para a instituição, com Aboubakar na lista.
Leia também
O prazo para a convocação final é até 11 de dezembro. Enquanto isso, representantes do governo e da federação seguem reunidos em negociações emergenciais para solucionar a questão.