O senador e líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse nesta 4ª feira (6.ago.2025) que os congressistas responsáveis pela obstrução nos plenários da Câmara e do Senado estão “impedindo o Brasil de andar”.
Segundo o senador, o andamento de votações de medidas provisórias está sendo prejudicado em razão de “um gesto de violência”. Randolfe também citou o impedimento de votação da MP (medida provisória) que isenta quem ganha até 2 salários mínimos do pagamento de IR (Imposto de Renda).
“É uma sequência de negacionismo. Eles negaram a pandemia, as eleições e agora negam o Judiciário”, afirmou o senador, ao ser abordado no Salão Verde da Câmara.
Congressistas da oposição ocuparam na última 3ª feira (5.ago) os plenários da Câmara e do Senado para impedir que houvesse o prosseguimento dos trabalhos. Nas redes sociais, o senador Magno Malta (PL-ES) foi visto acorrentado à Mesa Diretora do plenário. Veja abaixo:
A oposição acredita haver “abuso de poder” exercido pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes sobre integrantes da direita brasileira. O estopim para os atos foi o decreto de prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os congressistas dizem que só irão liberar os plenários caso haja um diálogo favorável com os presidentes Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP). As pautas desejadas são:
Este texto foi produzido pelo estagiário de jornalismo Davi Alencar sob a supervisão do editor Augusto Leite.