O prefeito Abilio Brunini se reuniu nesta quinta-feira (3) com representantes de entidades que participarão do grande mutirão de limpeza em celebração ao aniversário de Cuiabá, comemorado no dia 8 de abril. O encontro contou com a presença do secretário de Cultura, Johnny Everson, que está à frente da comissão organizadora, do secretário de Assuntos Estratégicos, Murilo Bianchini, do diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Reginaldo Teixeira, e do secretário de Turismo, Fernando Medeiros.
A ação abrangerá 45 praças da capital, além de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), bolsões de descarte irregular, canteiros, ruas e avenidas.
“Essa ação é muito importante porque reforça que o dia 8 de abril não será lembrado apenas como o aniversário da cidade, mas também como um momento de cuidar de Cuiabá e valorizar o voluntariado. É a celebração da participação social, do dever cívico, do amor que as pessoas têm pela nossa cidade ao zelar por ela”, destacou o prefeito Abilio Brunini.
Até o momento, 25 entidades estão mobilizadas no mutirão, além das secretarias municipais, do Exército Brasileiro e de vereadores. “Cuiabá busca o resgate não só financeiro, mas também da qualidade de vida e da saúde da população. As entidades demonstram seu engajamento e alinhamento com a gestão municipal, colocando-se à disposição para limpar os bairros e praças. Também convidamos toda a população a participar dessa grande ação”, ressaltou o secretário de Assuntos Estratégicos, Murilo Bianchini.
A divisão das atividades foi definida em conjunto pelas secretarias municipais, garantindo a eficácia do serviço e a segurança da população. Apenas as praças poderão ser limpas por munícipes, grupos sociais e entidades.
As Unidades Básicas de Saúde contarão com o apoio do Exército Brasileiro. Já os bolsões de lixo, Unidades de Saúde da Família, Unidades de Pronto Atendimento, canteiros, ruas e avenidas serão atendidos pelas equipes especializadas da Limpurb, que já atuam em força-tarefa desde o dia 1º de abril.
“A participação maciça das entidades mostra que essa era uma demanda represada da cidade. Mais do que limpar Cuiabá, esse mutirão representa um chamado à sociedade para participar de um momento transformador. Estamos diante de um divisor de águas: uma cidade que já foi conhecida pela sujeira agora dá um passo rumo à conscientização e à reeducação da população. Esse é um compromisso do cidadão, não apenas do gestor municipal. Limpar a cidade é um ato de amor”, enfatizou o secretário de Cultura, Johnny Everson.
A comissão organizadora também conta com a participação do secretário de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, e do secretário da Defesa Civil, Alessandro Borges Ferreira.
O evento também teve a presença da vereadora Michelly Alencar e do vereador Marcrean Santos.
Participarão do Mutirão (até o momento)
LIMPURB
Exército
Todas secretarias municipais
Vereadores
Homens de Honra
Enchei-vos
Renovação Carismática Católica
Divina Providência
Legendários
Campistas
AORE
Presidentes de Bairro
Maçonaria
UMADECRE
Demolay
AD Madureira
Instituto Cordemato
Hoffman
Acubá
Ateliê de Projetos
Adventistas Calebe
Teimoso Brothers
Federação Beach Tênis
CT Bonifacia
Federação Beach Tênis CT Pantanal
ADNA
UNIVEST
#PraCegoVer
A imagem mostra o prefeito Abílio Brunini durante uma reunião com secretários, vereadores e representantes de entidades para discutir o cronograma e a estratégia de ação do mutirão de limpeza, que acontecerá no dia 8 de abril.