Apesar do apelido de Robozão, é um dos vários atletas que já tiveram o desempenho afetado por problemas bucais. O astro que atualmente defende o Al-Nassr, da Arábia Saudita, teve problemas físicos que só melhoraram apenas depois da extração de um dente.
O jogador precisou se afastar dos campos para realizar uma cirurgia de retirada do siso. Ele passou a ter dificuldades em caminhar, além de ter o rendimento em campo reduzido, por conta do dente inflamado.
“Cuidar dos dentes ajuda na proteção da saúde do corpo, especialmente do coração. Isso porque, cuidando da higiene bucal, o órgão se mantém mais ativo e em forma. A escovação frequente reduz a quantidade de bactérias que vivem nas bolsas entre os dentes e as gengivas, deixando-as afastadas da corrente sanguínea”, explicou o cirurgião-dentista Rogério Penna.
No entanto, Penna alerta que fazer atividades físicas pode ajudar a manter a saúde bucal, mas que treinos exaustivos, em excesso, podem prejudicar e agravar o problema. “Entre esses problemas estão as cáries decorrentes da erosão do esmalte. A principal causa associada à erosão do esmalte é a ingestão de bebidas esportivas ácidas e o ato de respirar com a boca aberta durante o exercício”.
Outros casos
O atacante francês , do Real Madrid, teve um problema dentário que o tirou do jogo do dia 26 de fevereiro deste ano. O jogador da França precisou extrair um dente que coincidiu com a partida de ida da semifinal da Copa do Rei contra o Real Sociedad.
No Brasil, Caio, da Ponte Preta, se lesionava com bastante frequência. A causa, embora investigada pelos médicos do clube, demorou para ser encontrada.
Após realizar exames, Caio foi diagnosticado com uma inflamação oculta, decorrente de uma restauração no canal do dente. O motivo só foi descoberto porque o time costumava analisar a saúde bucal dos jogadores.
Por: Metrópoles