• Domingo, 21 de dezembro de 2025

Engenheira alemã se torna 1ª pessoa com cadeira de rodas em voo espacial

Michaela Benthaus sofreu um acidente de mountain bike; feito histórico se deu em missão da Blue Origin, de Jeff Bezos.

A alemã Michaela Benthaus, engenheira aeroespacial e de mecatrônica da ESA (Agência Espacial Europeia, da sigla em inglês), se tornou neste sábado (20.dez.2025) a 1ª cadeirante a viajar ao espaço. O feito se deu em um voo da Blue Origin, empresa espacial do bilionário americano Jeff Bezos. A missão suborbital, chamada de New Shepard, partiu do Texas, às 8h15 (11h15, horário de Brasília).

Ela e outros 5 passageiros cruzaram a linha de Kármán, considerado o limite entre a atmosfera e o espaço exterior reconhecido internacionalmente, em um voo que durou aproximadamente 10 minutos. Antes de pousar em solo norte-americano, o foguete e a cápsula se separaram desacelerados por paraquedas.

A engenheira passou a usar cadeira de rodas depois que sofreu um acidente de mountain bike que lhe causou uma lesão medular. “Depois do meu acidente, percebi o quanto nosso mundo ainda é inacessível. Se quisermos ser uma sociedade inclusiva, devemos ser inclusivos em todos os aspectos, e não apenas naqueles que nos convêm”, disse em um vídeo publicado pela empresa. 

Eis o vídeo publicado no X:

O lançamento deste sábado (20.dez) foi o 16º voo tripulado da empresa, que já realiza há anos turismo espacial com seu foguete New Shepard. Diversas personalidades foram ao espaço com a Blue Origin, como a cantora Katy Perry e o ator William Shatner. A Virgin Galactic é a principal concorrente de Bezos neste setor.

A Blue Origin tenta competir no mercado de voos orbitais com a SpaceX, do bilionário Elon Musk.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: