O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos apresentou nesta 2ª feira (28.abr.2025) informações sobre a nova edição do CNU (Concurso Nacional Unificado). Desta vez, as provas do exame serão realizadas em 2 dias diferentes: 5 de outubro e 7 de dezembro.
Leia abaixo como funcionará:
Segundo a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, a divisão dos dias de prova é um dos pontos de avanço do chamado Enem dos concursos.
“A gente não tinha feito assim no 1º CNU. Tentamos fazer tudo na mesma data. Na nossa visão, isso foi um dos pontos que, desde a nossa análise do concurso, era algo que poderia ser aperfeiçoado”, afirmou.
A convocação para a 2ª fase será feita a partir do seguinte cálculo:
Isso vale tanto para ampla concorrência quanto para vagas reservadas, como indígenas, negros e pessoas com deficiência.
Nesta edição do Enem dos concursos serão disponibilizadas 3.352 vagas. São 3.288 vagas a menos que na 1ª, na qual foram ofertadas 6.640.
O número de locais de realização das provas no 1º CNU, que foi de 288, deve se manter. Segundo Dweck, o objetivo é “facilitar o acesso à prova aos candidatos de todo o país”.
O edital do exame ainda não foi liberado, mas os planos são publicá-lo em julho. O governo fez uma apresentação com o cronograma. Eis a íntegra (PDF – 5 MB).
Além da ministra, a equipe técnica também falou aos jornalistas. O time é composto pelo diretor do CNU, Alexandre Retamal, pela diretora do Departamento de Provimento e Movimentação de Pessoal, Cida Chagas, e pelo consultor jurídico Carlos Leite.
Eis o cronograma:
Leia mais: