• Sábado, 13 de dezembro de 2025

Empresário comemora acordo sobre atualização da Lei do Silêncio após convite de Paula Calil

Empresário comemora acordo sobre atualização da Lei do Silêncio após convite de Paula Calil

O empresário Lademir Sette, proprietário da Lade Sound Stage – conhecido como Lade Som –, comemorou, durante a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá, na manhã desta terça-feira (17), o acordo firmado entre a categoria de locação de equipamentos para eventos e o Poder Público, que resultou na atualização da Lei nº 3.819/99, mais conhecida como “Lei do Silêncio”. O convite para a participação foi formalizado pela presidente da Câmara e vereadora Paula Calil (PL).

Em seu pronunciamento, Lade relembrou os danos enfrentados pelo setor durante a pandemia de Covid-19, que resultaram em diversos prejuízos financeiros e até na falência de alguns negócios.

Para ele, após 25 anos, a categoria finalmente ganhará um novo fôlego, graças à construção de uma minuta elaborada em conjunto com o segmento, ouvindo todas as partes interessadas. Lade também agradeceu à vereadora Paula Calil e ao deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) por acolherem essa importante demanda, que beneficia todo o comércio local.

“Vendemos bens para conseguir manter os empregos durante a pandemia e sofremos muito com isso. Depois que a pandemia passou, surgiu outro anseio: a necessidade de atualizar uma lei que já está defasada. Paula e Faissal prontamente nos acolheram e se propuseram a ajudar. Nos reunimos, apresentamos nosso lado e agora teremos esse fôlego com a atualização da lei, que prevê o aumento do limite de decibéis e ajustes na distância de fiscalização. Isso torna tudo mais justo para nós, que movimentamos tanto a economia cuiabana. Mais tarde estaremos aqui novamente para reforçar nosso apoio”, destacou.

Paula Calil, por sua vez, reforçou que a nova minuta, elaborada em parceria com o Executivo Municipal, tem como objetivo reorganizar o segmento de acordo com suas necessidades específicas, sempre priorizando a harmonia social e o direito ao descanso da população.

“A realidade mudou, a tecnologia evoluiu e o setor de eventos também. A proposta agora é atualizar essa legislação, pensando tanto na geração de empregos quanto no sossego de quem mora próximo a esses locais. Quem iniciou esse debate fui eu, vereadora Paula Calil, junto com o deputado estadual Faissal Calil. Essa conversa começou ainda antes da minha eleição, no ano passado. Agora, junto com a Prefeitura de Cuiabá, estamos construindo uma nova proposta de lei que seja justa para todos. E o mais importante: estamos ouvindo todos os lados para encontrar um ponto de equilíbrio”, declarou.

Uma audiência pública está marcada para a tarde desta terça-feira, a fim de definir os últimos ajustes no texto. Entre os principais pontos da nova matéria, destacam-se: a categorização das atividades sonoras, a definição dos limites de ruído em decibéis, a periodicidade das medições e o regime de fiscalização.O objetivo é atender às demandas da sociedade e do setor produtivo, buscando o equilíbrio entre o direito ao silêncio, o incentivo ao lazer e a valorização da tradição cultural de Cuiabá.
Por: Redação

Artigos Relacionados: