• Sábado, 27 de setembro de 2025

Drones invadem espaço aéreo de base militar na Dinamarca

Polícia da Dinamarca confirma presença de aparelhos sobre instalação de Karup por várias horas; premiê Mette Frederiksen cita ataque híbrido

A polícia da Dinamarca declarou neste sábado (27.set.2025) que drones não identificados sobrevoaram a base militar de Karup, maior instalação militar do país. Os aparelhos foram detectados na noite de 6ª feira (26.set) e permaneceram na área por várias horas.

“Posso confirmar que tivemos um incidente por volta das 20h15 (18h15 GMT) que durou várias horas”, declarou o policial Simon Skelsjaer à AFP. Ele acrescentou que foram detectados “1 ou 2 drones fora da base aérea e também sobre ela”.

A primeira-ministra Mette Frederiksen classificou oficialmente esses incidentes como “ataques” em vídeo publicado na 5ª feira (25.set). “A Dinamarca foi vítima de ataques híbridos”, afirmou a premiê.

Os primeiros avistamentos de drones em território dinamarquês se deram na 2ª feira (22.set). Depois disso, diversos aeroportos do país precisaram ser temporariamente fechados como medida preventiva.

“Neste momento, estamos testemunhando uma mudança preocupante. Violações do espaço aéreo russo. Atividade indesejada de drones em vários países europeus. A noite passada foi um lembrete inequívoco do tempo em que vivemos, de que precisamos proteger nossa paz e segurança”, escreveu a primeira-ministra nas redes sociais.

A base de Karup, situada na região de Midtjylland, compartilha suas pistas com o aeroporto civil local. Skelsjaer declarou que nenhum voo comercial foi afetado pelo fechamento temporário do aeroporto, pois não havia operações programadas no momento do incidente. Os drones não foram abatidos e a polícia não comentou sobre a origem dos aparelhos.

O Ministério da Defesa da Dinamarca denunciou que os incidentes fazem parte de uma operação “sistemática” realizada por um “ator profissional”, sem especificar qual seria esse ator.

Autoridades do país informaram que polícia e exército trabalham conjuntamente na investigação dos casos.

Os fechamentos de aeroportos na Dinamarca coincidem com um incidente semelhante registrado na Noruega. Esses eventos se deram depois de incursões de drones em territórios da Polônia e da Romênia no início de setembro.

Ainda na 5ª feira (25.set), a premiê informou que conversou com o secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Mark Rutte.

Concordamos que a OTAN trabalharia com a Dinamarca sobre o que podemos fazer juntos para garantir a segurança e a proteção.”

Por: Poder360

Artigos Relacionados: