• Quinta-feira, 17 de abril de 2025

Donald Trump sugere suspender tarifas a automóveis

Trump disse que montadoras “precisam de um tempo” para iniciar a fabricação de carros no território norte-americano.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), sugeriu nesta 2ª feira (14.abr.2025) considerar suspender temporariamente as tarifas de importação do setor automobilístico. 

Em 27 de março, Trump instituiu 25% sobre veículos e, segundo ele, seriam “permanentes”. De acordo com Trump, a pausa pode se dar para “ajudar algumas montadoras” que precisam alocar as produções de Canadá, México e outros lugares para os Estados Unidos. “[As montadoras] precisam de um mais um tempo porque vão fabricá-los aqui, mas precisam de mais um tempo”, completou 

O tarifaço de Donald Trump fez com que os economistas de Wall Street se preocupassem com uma possível recessão nos EUA. Depois da elevação da taxa de juros nos EUA e liquidação no mercado de títulos, Trump suspendeu tarifas acima de 10% por 90 dias. Em contrapartida, aumentou as taxas para importação da China para 145% –exceto eletrônicos, que seguirão com a taxa de 20% implementado em março.

Para não se manter isolada, a China estreita relações com outros países asiáticos que também foram afetados pelas tarifas do líder norte-americano. Depois de encontro do presidente da China, Xi Jinping, e o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, To Lam, nesta 2ª feira (14.abr), Donald Trump disse que ambos tentam “descobrir como prejudicar os EUA” e que conspiravam para causar danos econômicos ao país.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: