O dólar comercial fechou nesta 6ª feira (17.out.2025) a R$ 5,405. A queda da cotação da moeda norte-americana foi de 0,69% no dia e de 1,78% na semana.
Já o Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), encerrou aos 143.398,63 pontos –avançou 0,84% no dia e 1,93% na semana.
Leia a trajetória diária do dólar comercial:
Na 5ª feira (16.out), o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, estiveram reunidos na Casa Branca, sede do governo dos EUA, em Washington D.C. Os 2 se encontraram para tratar do tarifaço imposto pelos EUA.
A ideia dessa reunião foi preparar o terreno para um encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Trump. O governo brasileiro tenta reverter a medida.
Investidores reagiram à moderação no discurso do presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), quanto às relações comerciais com a China. O líder norte-americano sinalizou que é inviável impor uma tarifa adicional de 100% sobre produtos chineses.
A tensão comercial esteve no radar de agentes financeiros durante esta semana. Nesta 6ª feira (17.out), Trump confirmou que se reunirá com o presidente da China, Xi Jinping (Partido Comunista da China, esquerda), ainda neste mês. O encontro será realizado durante a cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), na Coreia do Sul, de 31 de outubro a 1º de novembro de 2025.
Os principais índices norte-americanos registraram alta diária e semanal. Leia o desempenho das principais Bolsas mundiais: