Dólar afunda e Bolsa reage apesar de IOF e supertarifa do aço de Trump
Moeda americana desaba 0,84%, a R$ 5,67, e Ibovespa tem leve alta de 0,94%. Mercado acompanha turbulências nos cenários interno e externo
O opera em queda nesta segunda-feira (2/6), com recuo de 0,84% frente ao real, cotado a R$ 5,67. O Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira (), que fechou em queda na última sexta-feira (30/5), reagiu ao longo da manhã, chegando a alta de 0,94%, aos 138.318 pontos, às 10h30. Ainda assim, registrava forte oscilação.
Os investidores estão atentos a turbulências tanto no cenário externo como no interno. No primeiro caso, o presidente dos Estados Unidos, , voltou a fazer ameaças de novos aumentos para a tarifa sobre o aço importado.
Leia também
Na sexta-feira (30/5), o republicano disse que dobraria o imposto de 25% para 50%. A nova taxação entrará em vigor na quarta-feira (4/6) e também será aplicada sobre o alumínio. Trump também acusou a China de violar o acordo do tarifaço. Pequim definiu a manifestação do presidente americano como “infundada”.
A nova sobretaxa sobre o aço e o alumínio afeta frontalmente o Brasil, um dos países mais prejudicados pela medida. Além disso, o cenário interno está sujeito a fortes oscilações, depois da crise do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Por fim, ainda pesa negativamente no mercado a revisão da perspectiva da nota de crédito do Brasil pela agência de classificação de risco na sexta-feira (30/5). Ela passou de “positiva” para “estável”, como resultado da dificuldade do governo em cortar gastos e, com isso, no longo prazo, alterar a trajetória da dívida pública.
Por: Metrópoles