O deputado federal Coronel Assis (União-MT) avalia como positivo o movimento de obstrução na Câmara dos Deputados, que teve início na última terça-feira (5) e encerrado na noite desta quarta-feira (6). A ação pautou os objetivos da oposição em votar projetos considerados estratégicos para a pacificação do país, tais como a anistia para os participantes do 8 de janeiro, fim do foro privilegiado e o impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
“A oposição vai avançar nessas pautas que são fundamentais para colocar o país novamente no eixo. É uma questão de credibilidade e respeito à nossa nação que esses temas avancem no Congresso Nacional e sejam aprovados”, aponta o deputado Coronel Assis, que é vice-líder da oposição durante o período do movimento.
Assis explica que partidos como o União Brasil e o PP, que apoiaram a obstrução geral da pauta e inclusive orientaram seus deputados a não comparecerem na seção, agora se comprometeram em atuar juntos com a oposição na aprovação dos projetos que preveem o fim do foro privilegiado, que já foi aprovado no Senado e está parado na Câmara, assim como na proposta de anistia aos condenados por participar das manifestações do dia 8 de janeiro.
O deputado Coronel Assis explica ainda que dentre as conquistas do movimento de obstrução de pauta no Congresso Nacional, está o fato de que 40 senadores já manifestaram apoio ao requerimento para que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, paute o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes. No início do movimento de obstrução eram aproximadamente 30 senadores que estavam alinhados a essa pauta.
Coronel Assis assim como o deputado José Medeiros (PL-MT) tiveram participação decisiva no primeiro momento de ocupação da mesa no plenário principal da Câmara. O parlamentar em conjunto com os deputados Rodolfo Nogueira (PL-MS), Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Carlos Jordy (PL-RJ) também agiram de forma decisiva para ocupar o auditório Nereu Ramos, na Câmara, local onde a mesa diretora estava montando uma estrutura para realizar sessão em razão da ocupação do plenário principal.
Mesmo com o fim do movimento de obstrução, os deputados em conjunto com os senadores da oposição estão alinhados e em articulação para garantir que as pautas de pacificação do país avancem no Congresso Nacional.