A delegada da Polícia Civil, Jannira Laranjeira, e o ativista João Vitor da Silva, idealizador do projeto social Amarra Cabelo, participaram da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta quinta-feira (14), para reforçar a importância do combate à violência contra a mulher e incentivar histórias de superação, a convite da presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL).
Somente nos primeiros seis meses deste ano, Mato Grosso registrou mais de 25 casos de feminicídio.
João Vitor compartilhou sua trajetória pessoal, transformando uma dor em um projeto social voltado ao fortalecimento e empoderamento feminino. Ele fez um apelo pelo fim da violência.
“O projeto é um sonho de vida, nascido de experiências pessoais, em que presenciei situações de violência ao meu redor. Precisamos refletir que controle não é carinho, e ciúmes excessivo não é saudável. O Amarra Cabelo existe para mudar realidades, possibilitar recomeços e oferecer oportunidades por meio do ensino de uma profissão”, declarou.
Na sequência, a delegada Jannira apresentou dados alarmantes. Segundo ela, apenas 10% dos casos de violência contra a mulher chegam ao conhecimento das autoridades. Destacou ainda que o Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o tema, vai muito além de campanhas simbólicas, é um período de luta e dedicação às vítimas.
“Apenas 10% dos casos de violência são registrados. Nossas mulheres estão morrendo. Medidas protetivas salvam vidas. Em 2024, mais de 18 mil medidas foram concedidas em Mato Grosso. Precisamos de políticas públicas efetivas para resgatar essas mulheres, seja no PSF, no bairro ou nas escolas. Falta capacitação de servidores para acolher vítimas. Quando vamos às escolas, vemos crianças em crise de ansiedade, e muitos ainda não compreendem a gravidade do que isso revela. É um reflexo direto da violência que essas famílias vivem”, afirmou.
Paula, agradeceu a presença dos convidados e reforçou seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres.
“São inúmeros os casos que vemos na imprensa. Nossas mulheres precisam de nós, de acolhimento, proteção e ações efetivas. Como vereadora, tenho a missão de defender aquelas que, muitas vezes, não tiveram voz. Isso não se limita a agosto. Projetos como Cuiabá Protege Mulheres e Homens de Verdade Protegem Mulheres mostram que estamos nas ruas, levando amparo e conscientização. Agradeço ao João Vitor e à delegada Jannira pela contribuição”, concluiu.
Ainda nesta quinta-feira, a partir das 19h, será realizado o Painel “Construindo Potências: Mulheres Fortes, Emoções Inteligentes”, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), reunindo diversas personalidades engajadas na causa.