O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Victor Santos, afirmou nesta 6ª feira (31.out.2025) que 33 dos 113 presos durante a operação Contenção, que mirou o CV (Comando Vermelho) nos complexos do Alemão e da Penha 3ª feira (28.out), eram de outros Estados. Segundo ele, 54 tinham anotações criminais anteriores.
“A operação Contenção foi resultado de um trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar e a Secretaria de Segurança. Foram cumpridos 180 mandados de busca e apreensão e mais de 100 mandados de prisão. Tivemos 113 presos, sendo 33 de outros Estados e 10 adolescentes infratores”, disse Santos em entrevista a jornalistas.
De acordo com o secretário, todas as prisões foram mantidas nas audiências de custódia, o que, segundo ele, comprova a legalidade das ações. “As prisões foram regulares e dentro da legalidade. Isso mostra a qualidade técnica do trabalho das forças policiais, que cumpriram mandados com base em investigações consistentes”, afirmou.
Ele afirmou ainda que a operação foi fruto de 1 ano de investigação e 60 dias de planejamento intensivo.
Eis um balanço da operação Contenção:
Facções presentes em 4 das 5 regiões do país, exceto a região Sul.
Santos afirmou que o levantamento evidencia a amplitude nacional das facções criminosas. “Tivemos criminosos neutralizados de quatro das cinco regiões do Brasil. Isso mostra o alcance nacional das organizações e a necessidade de integração entre os Estados na área da segurança pública”, declarou.
 
                    





 
                         
                         
                                 
                                                                 
                                                                 
                                                                 
                                                                 
                                                                