O humorista e apresentador causou polêmica ao ironizar uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que garantiu pensão alimentícia por tempo indeterminado a uma mulher após o fim de um casamento de quase 30 anos.
“Nossa, Danilo, mas por que você não casa?”, (antigo Twitter), ao compartilhar uma manchete sobre o caso, sugerindo que evitaria o casamento para não arcar com obrigações financeiras no futuro. A publicação, no entanto, não detalhava o contexto jurídico da decisão.
Leia também
O processo analisado pelo STJ envolve uma mulher que se casou em 1988 sob o regime de comunhão universal de bens. Durante os 29 anos de união, ela deixou de exercer atividade remunerada para se dedicar integralmente aos cuidados do lar, do marido e dos filhos. Conforme consta no processo, ela “nunca exerceu atividade laborativa, pois durante todo o relacionamento […] dedicou-se às lides domésticas”.

4 imagens



Fechar modal.

![]()
1 de 4 Danilo Gentili Reprodução
![]()
2 de 4 Danilo Gentili Reprodução/Instagram
![]()
3 de 4 Danilo Gentili Reprodução/Instagram
![]()
4 de 4 Danilo Gentili Reprodução/Instagram
Enquanto a mulher cuidava da casa, o ex-marido construiu carreira, obteve estabilidade financeira e conquistou aposentadoria especial, com o recebimento de valores retroativos ainda durante o casamento.
Com o divórcio, a ex-esposa passou a depender do auxílio financeiro dos filhos e do programa Bolsa Família. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais havia negado o pedido de pensão e a inclusão de créditos previdenciários na partilha de bens. No entanto, o STJ reformou a decisão, reconhecendo os direitos da mulher e autorizando o pagamento de pensão alimentícia sem prazo definido.
“Nossa, Danilo mas por que você não casa?”
— Danilo Gentili (@DaniloGentili)
Críticas
O post de Danilo Gentili foi alvo de críticas de diversos internautas. “A manchete está errada. O STJ decidiu pensão por prazo indeterminado (não vitalícia) pra UMA mulher que cuidou da família 30 anos, saiu na miséria, desempregada e com depressão. Você está espalhando desinformação e aumentando a merda dita pela manchete”, disse um internauta no X.
“Só não fazer sua esposa de empregada doméstica, Danilo, porque se você PESQUISAR sobre isso, vai ver que não se trata de simplesmente casar, separar e ser obrigado a pagar pensão. Humorista burro do caralho”, detonou outro.