O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta 5ª feira (8.jan.2026) que os crimes cometidos contra o Estado Democrático de Direito em 8 de janeiro de 2023 são “imprescritíveis e impassíveis de indultos”.
Ele deu a declaração foi feita durante a cerimônia em memória aos 3 anos dos ataques golpistas, no Palácio do Planalto. “Os crimes cometidos contra o Estado de Direito são imprescritíveis e impassíveis de indultos”, disse Lewandowski.
Lewandowski abriu a cerimônia após a exibição de um vídeo institucional. A plateia gritou “sem anistia” antes de sua fala. Ele disse que a Constituição brasileira é “uma das mais modernas”, embora tenha surgido “de uma assembleia constituinte convocada pelo próprio regime de exceção”.
Ele citou a pandemia de covid como um dos momentos em que a democracia foi colocada em xeque. Afirmou que as fake news e o uso de robôs “corrompem as eleições ao tirar a livre vontade dos eleitores”.
Lewandowski também falou sobre discursos contra a criminalidade e afirmou que “tudo isso culminou no fatídico dia do 8 de janeiro”. Segundo o ministro, “a corrosão da democracia hoje acontece de forma gradual […] do qual se busca desconstruir a legitimidade de seus opositores”.
A cerimônia começou por volta das 11h no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Eis a lista de quem foi:
Ministras do governo Lula
Governadores
Senado Federal
Câmara dos Deputados
Forças Armadas e Justiça Militar
Bancos públicos e estatais
Outras autoridades





