• Quarta-feira, 18 de março de 2026

CPI do Crime Organizado convoca ex de Vorcaro e mais 7

Comissão derrubou pedido contra presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e retirou de pauta convocação de ex-assessora de Michelle Bolsonaro

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Crime Organizado aprovou, nesta 4ª feira (18.mar.2026), a convocação da modelo e empresária Martha Graeff, ex-namorada do fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro. A votação foi simbólica –quando não há registro nominal– e em bloco, com a análise conjunta de diversos requerimentos.

Por se tratar de convocação, e não de convite, Graeff será obrigada a comparecer. Ainda assim, é possível recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal), que pode desobrigá-la de depor ou conceder habeas corpus para que permaneça em silêncio.

Na 5ª feira (12.mar), a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também aprovou requerimento para convocar Graeff.

O nome da modelo e influenciadora veio a público depois do vazamento de mensagens do telefone celular de Vorcaro, apreendido e periciado pela PF (Polícia Federal).

Nas conversas, o empresário relatava à então namorada sua rotina. Além de diálogos pessoais, as mensagens indicam encontros com integrantes do Legislativo e do Judiciário e citam autoridades como o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Também nesta 4ª feira (18.mar), a CPI aprovou outras 7 convocações:

Um requerimento para convocar o presidente do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, foi rejeitado por 6 a 4. Eis os votos:

Um pedido da senadora Soraya Thronicke para convocar Giselle dos Santos Carneiro da Silva, ex-assessora da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, foi retirado de pauta pela própria congressista, depois de constatar que a sustentação do requerimento estava errada. Segundo a senadora, será novamente apresentado na próxima sessão.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: