• Sexta-feira, 6 de junho de 2025

Correios dizem que vão manter licitação milionária de publicidade

Correios dizem que vão manter licitação milionária de publicidade | Poder Governo

Os Correios afirmaram nesta 4ª feira (4.jun.2025) que irão seguir com a licitação de R$ 380 milhões para contratação de agências de publicidade. O valor pode chegar a 2% da receita bruta anual da empresa.

Ao Poder360, a estatal disse que não terá interrupção ou revisão do processo, mesmo diante de investigações em curso pelo MPF (Ministério Público Federal) e pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

A empresa justificou o aumento do teto de gastos com comunicação estratégica de 0,5% para 2% da receita bruta com base na Lei das Estatais (13.303 de 2016).

Segundo os Correios, a medida não representa “aumento automático de despesas”, mas, sim, flexibilidade para atuar no mercado competitivo.

Desde 2022, os Correios estavam sem contrato de publicidade. A gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) optou por não renovar os anteriores. Já os gastos com patrocínio voltaram a crescer a partir da posse de Lula:

A empresa alegou que a contratação é “fundamental” para executar ações de comunicação com legalidade. Mas disse que caso haja “orientação formal” dos órgãos de controle, os Correios “atenderão prontamente”.

A licitação é realizada em um momento de crise financeira nos Correios. A empresa fechou 2024 com um rombo de R$ 3,2 bilhões –o 2º ano do governo Lula foi o pior da história para as estatais.

Sobre os valores elevados diante da situação financeira da empresa, a empresa afirmou que o investimento em comunicação integra o plano de reestruturação para reverter “impactos financeiros acumulados” e “subinvestimentos” da gestão anterior.

O processo licitatório adotou o critério de “melhor técnica” em vez de “técnica e preço”.

Para o TCU, se os Correios tivessem priorizado “melhor preço”, as propostas dos concorrentes poderiam ser mais econômicas. A área técnica da Corte considera que o modelo adotado pode indicar favorecimento.

A empresa afirmou que a escolha foi respaldada pela Lei 12.232 de 2010 e que parte do orçamento será destinada ao pagamento de fornecedores e veículos de comunicação –o que justificaria a priorização da qualidade técnica sobre o preço como critério de seleção.

Também argumentou que, no setor de logística, “não comunicar é perder espaço”, o que agravaria a situação financeira. “Divulgar os serviços, os avanços tecnológicos e o papel institucional dos Correios é essencial para reposicionar a marca no mercado”, afirmou.

O Poder360 mostrou que 3 das 4 agências finalistas da licitação já tiveram relação com algum escândalo do PT no passado.

Eis os nomes das 4 agências de publicidade finalistas pela ordem de colocação na licitação dos Correios:

Das 4 citadas acima, Cálix, Filadélfia Comunicação e Puxe tiveram, em algum momento do passado, alguém ligado ou citado em um escândalo envolvendo o PT.

Segundo representação ao TCU feita pelo deputado estadual por São Paulo, Leonardo Siqueira (Novo), há 4 indícios de irregularidade na licitação.

Eis a lista de irregularidades:

O Poder360 vem publicando desde novembro de 2024 reportagens sobre problemas na estatal, como ter desistido de ações trabalhistas com prejuízo bilionário para a empresa e gastos milionários com “vale-peru”.

Leia mais sobre a crise nos Correios:

Por: Poder360

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