Anderson Baranov, 55 anos, CEO da Norsk Hydro Brasil, disse que a COP30, em Belém, superou conferências anteriores em participação da sociedade. “Foi a melhor COP da história”, declarou em entrevista na 5ª feira (4.dez.2025).
A COP30 (Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) foi de 10 a 22 de novembro em Belém. Houve frustração de governos e organizações com o documento final da COP30. Mas Baranov avalia que é possível conseguir avanços em 2026 com a continuidade das negociações.
A Norsk Hydro Brasil tem a maior parte de suas operações no Pará, com mineração de bauxita, refino e produção de alumínio. A Norsk Hydro, com sede na Noruega, completou 120 anos em 2025. Tem operações em 42 países.
Baranov é também presidente do Conselho Diretor da Abrace (Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia Elétrica). Ele criticou mudanças regulatórias que dificultam o uso de energia de geração própria da Hydro e outras empresas em casos de excesso de produção no sistema.
O CEO da Hydro avalia que é necessário construir um plano de desenvolvimento de longo prazo para o país. “Os governos mudam, mas a gente tem [que ter] um plano para o Brasil, em que vai crescer e como”, afirmou.
Assista à íntegra da entrevista (36min7s):
Abaixo, trechos da entrevista:





