O Conselho de Administração do banco BRB (Banco de Brasília) aprovou, por unanimidade, a compra do Banco Master, concentrado no Rio de Janeiro e em São Paulo. Eis a íntegra (PDF – 123 kB).
O BRB adquiriu 49% das ações ordinárias do Banco Master, 100% das ações preferenciais e 58% do capital total da instituição financeira. O Banco Central e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) devem, antes, fazer a aprovação da aquisição.
O preço de aquisição é de 75% do patrimônio líquido consolidado do Banco Master, calculado conforme demonstrações financeiras auditadas, ajustado por eventuais baixas de ativos ou reconhecimento de apontamentos no balanço.
O pagamento será feito da seguinte forma:
Segundo o BRB, a decisão tem como objetivo incorporar o Banco Master ao conglomerado do BRB e a medida é uma estratégia de expansão e fortalecimento de sua posição no mercado financeiro.
“O novo conglomerado prudencial visa fortalecer a atuação conjunta no mercado, pela oferta completa de produtos e serviços bancários, de seguridade, meios de pagamento e investimentos a pessoas físicas e jurídicas, presença nacional e estrutura de governança, capital, liquidez, rentabilidade e conformidade regulatória compatível com o porte do novo conglomerado”, disse, em fato relevante.
O BRB é um banco estatal do Governo do Distrito Federal. Foi criado em dezembro de 1964 e autorizado pelo Banco Central em 1966. Tem agências também no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, em Goiás, em Minas Gerais, na Bahia e na Paraíba. É conhecido também por patrocinar o Clube de Regatas Flamengo.
Segundo dados do Banco Central, o BRB encerrou o ano passado com 7,75 milhões de clientes bancários. Já o Banco Master tinha 10,29 milhões.
O Banco Master foi fundado em 1974 como Máxima Corretora. Passou por uma reformulação em 2018 quando mudou o nome e a direção. O presidente do banco, Daniel Vorcaro, está no comando da instituição desde janeiro daquele ano.
O BRB quer ampliar os negócios, dar mais solidez e liquidez e viabilizar a rentabilidade com o novo conglomerado. O banco estatal disse que tem, agora, portfólio completo, com 8,9 milhões (segundo dados do banco) de clientes e R$ 61 bilhões em ativos.
“O BRB consolida sua presença nacional no varejo bancário, crédito imobiliário, agronegócio, setor público, meios de pagamento, seguros e investimentos”, disse no fato relevante.
O Will Bank é o banco digital do conglomerado do Banco Master. A instituição financeira vai aumentar a presença digital do BRB. “Essa sinergia entre BRB, Banco Master e Will Bank cria um ecossistema financeiro completo, integrando força de marca, expertise em segmentos estratégicos e inovação digital para oferecer soluções cada vez mais acessíveis e eficientes ao mercado brasileiro”, declarou.