Conheça o cavalo lavradeiro, o cavalo selvagem brasileiro que pode ser extinto
Conheça a surpreendente história do cavalo selvagem brasileiro, um patrimônio genético que enfrenta risco iminente de extinção devido às pressões humanas
Conheça a surpreendente história do cavalo selvagem brasileiro, um patrimônio genético que enfrenta risco iminente de extinção devido às pressões humanas e à falta de reconhecimento como raça. No Brasil, em meio às savanas do estado de Roraima, vive uma das raras populações de cavalos selvagens do mundo: os cavalos lavradeiros. Esses animais habitam as regiões do Lavrado, um ecossistema característico do nordeste do estado, abrangendo os municípios de Amajari, Uiramutã, Normandia e Pacaraima. Descendentes de cavalos domésticos que fugiram de colonizadores portugueses e espanhóis no século XVIII, os lavradeiros se adaptaram à vida selvagem, sobrevivendo graças à seleção natural.
Com mais de 200 anos de adaptação às duras condições do Lavrado – alimentação pobre em nutrientes, secas prolongadas e isolamento geográfico –, os cavalos lavradeiros desenvolveram características únicas. São animais de pequeno a médio porte, com altura da cernelha variando entre 1,30 a 1,48 metros nos machos (média de 1,37 metros) e 1,25 a 1,45 metros nas fêmeas (média de 1,35 metros). As pelagens predominantes incluem tordilha, castanha, baia e alazã, características que reforçam sua adaptabilidade ao ambiente severo do Lavrado.
Foto: DivulgaçãoPernas fortes e resistência excepcional, podendo correr a 60 km/h por 30 minutos. Além disso, exibem uma tolerância notável a parasitas e doenças, como a anemia infecciosa. As pelagens predominantes incluem tordilha, castanha, baia e alazã, características que reforçam sua adaptabilidade ao ambiente severo do Lavrado.
Durante a época da seca, os lavradeiros percorrem longas distâncias em busca de água. Na temporada de chuvas, podem permanecer até quatro meses com os cascos submersos. Os bandos são liderados por um macho dominante e incluem entre 8 a 10 fêmeas, vivendo em total liberdade e, muitas vezes, sem contato humano ao longo de suas vidas.
Cavalos lavradeiros selvagens de RR. Foto: DivulgaçãoAtualmente, a população de cavalos lavradeiros está estimada em apenas 200 exemplares puros, número que vem diminuindo devido às ameaças impostas pela expansão humana. Queimadas, desmatamento e cruzamentos com outras raças são os principais fatores que comprometem a sobrevivência desse patrimônio genético. A falta de reconhecimento oficial como raça também reduz seu valor comercial e a atenção destinada à sua preservação.
Desde 1997, a Embrapa Roraima desenvolve um programa de conservação dos cavalos lavradeiros, monitorando mais de 50 animais. Na Fazenda Resolução, localizada no município de Amajari, mantêm-se 43 exemplares junto com animais de criadores particulares. Além disso, seis garanhões foram transferidos para a Fazenda Água Boa para adaptação e manejo.
Foto: DivulgaçãoApesar desses esforços, especialistas alertam que a conservação dos lavradeiros exige a criação de um sistema de monitoramento permanente, que assegure o isolamento dos bandos puros e impeça a contaminação genética por cruzamentos com cavalos domésticos.
O desaparecimento do cavalo lavradeiro representaria uma perda irreparável para a biodiversidade brasileira. Com genes moldados pela seleção natural em condições extremas, esses animais possuem grande potencial para programas de melhoramento genético. Porém, o imediatismo histórico de produtores em buscar cavalos mais produtivos tem comprometido a permanência dessa espécie selvagem.
Embora utilizados em fazendas tradicionais para o manejo de gado, os lavradeiros ainda não são valorizados como um recurso genético e cultural brasileiro. Sua preservação requer não apenas políticas públicas, mas também maior conscientização sobre a importância de proteger esse símbolo de resistência e adaptação ao meio ambiente.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Daniel Silveira mostra perna roxa e volta a pedir prisão domiciliar
há 7 horas
Doença fatal: Síndrome letal do potro branco
há 9 horas
Haddad cogita que Estados comprem alimentos para atenuar tarifaço
há 9 horas
Entidades entregam ao presidente do STF manifesto pela soberania
há 9 horas
Mini galinha que cabe na palma da mão vira pet de luxo e pode valer até R$ 3,5 mil
há 9 horas
PGR defende manter prisão preventiva de Braga Netto
há 10 horas
Cepea: preço médio do leite no Brasil em junho foi de R$ 2,6474/litro
há 10 horas
Tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil expõe vulnerabilidades e abre disputa política
há 11 horas
Alerta: chuva de 100 mm e ventos de 75 km/h neste fim de semana; veja onde
há 11 horas
Empresa destaca-se na construção de estruturas para haras e fazendas; fotos
há 11 horas
Pilgrim’s eleva quadro de funcionários antes da perda de trabalhador migrante
há 11 horas
Café de qualidade, produtivo e rentável começa com solo saudável e equilibrado
há 11 horas
São Paulo projeta safra de 340 mil toneladas para 2025
há 12 horas
Piscicultura brasileira se destaca em exportações no primeiro semestre
há 12 horas
Leia as falas de Alexandre de Moraes sobre a Lei Magnitsky
há 12 horas
Julho marcado pelo tarifaço de Trump ao Brasil no mercado de café
há 13 horas
Embrapa e empresa chinesa Sinomach Digital assinam parceria com foco na agricultura familiar
há 13 horas
Plano de contingência para tarifas não vai exigir gastos fora da meta fiscal, diz Haddad
há 13 horas
Conheça os cavalos do gelo: os Yakut dominam o frio mais extremo do planeta
há 13 horas
Búfalo alcança média de dez reais o quilo e se aproxima da cotação de bovinos no Sul
há 13 horas
Preços do boi cedem em julho no Brasil, com cenário incerto nas exportações
há 13 horas
Ministro do STF minimiza sanções dos EUA e diz que manterá seu trabalho
há 13 horas
Mercado de soja tem julho arrastado e com dificuldade para fixar preços no Brasil; Chicago cai por clima favorável
há 13 horas
Conheça a maior fazenda de cavalos do mundo, propriedade milenar que possui 10.000 equinos