tornou-se campeã mundial de na manhã desta sexta-feira (24/10). .
Ver esta publicação no Instagram
Este é apenas o segundo título do Brasil no taekwondo. Até então, a única vitória do país no esporte foi há 20 anos. Em 2005, Natália Falavigna levou a medalha de ouro.
O mundial disputado na China foi apenas o segundo de Maria Clara Pacheco. Ela estreou na competição em 2023, quando ficou com o bronze.
Leia também
Conheça a atleta:
Nascida em São Vicente, no litoral paulista, Maria Clara Pacheco, 20 anos, migrou para o taekwondo em 2014, após começar na capoeira aos 5 anos.
Desde então, sua trajetória na modalidade foi marcada pelo crescimento constante: conquistou o bronze no Campeonato Mundial de Cadetes em 2017 e, em 2023, já na categoria sênior, levou o bronze no Mundial e a prata nos Jogos Pan-Americanos. A atleta agora se firma como a grande referência brasileira e mundial no taekwondo.

4 imagens



Fechar modal.

![]()
1 de 4 Maria Clara Pacheco é o principal nome do taekwondo no Brasil Reprodução
![]()
2 de 4 A atleta disputou as olimpíadas em 2024 Reprodução
![]()
3 de 4 Maria venceu o mundial da categoria nesta sexta-feira (24/10) Reprodução
![]()
4 de 4 A taekwondista ainda não perdeu pódios em 2025 Reprodução
A medalha de ouro coroa uma temporada perfeita para a atleta do Time Brasil, que colecionou grandes resultados em 2025. Antes do Mundial, Maria Clara já havia conquistado o ouro em duas etapas do Grand Prix de Taekwondo (Muju e Charlotte), .