Conheça fruta com mais potássio que a banana e rica em magnésio
Fruta tropical é cheia de benefícios e pode ser consumida in natura ou no preparo de receitas
O tamarindo é uma fruta tropical cheia de benefícios para a saúde. Utilizado em várias cozinhas ao redor do mundo, especialmente na Índia e na África, ele se destaca por ser uma excelente e magnésio.
A forma mais comum de consumo do tamarindo é , mas ele também está presente no preparo de doces e licores e como tempero de carnes e peixes.
De acordo com a nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília, o tamarindo também tem um histórico de uso na medicina tradicional como anti-inflamatório e analgésico.
“Estudos recentes apontam que o extrato da fruta pode ser um promissor tratamento antimicrobiano e antiviral”, afirmou em entrevista anterior ao Metrópoles. Além disso, suas sementes são ricas em compostos antioxidantes, enquanto os extratos das folhas contêm flavonoides, polifenóis, betacaroteno e vitamina C.
Rico em potássio e magnésio
O tamarindo se destaca pela alta concentração de minerais fundamentais para o organismo. A fruta contém cerca de 570 mg de potássio a cada 100g, quantidade superior à da banana, que possui aproximadamente 358 mg na mesma porção. O mineral é essencial para a função muscular, regulação da pressão arterial e equilíbrio eletrolítico.
“O potássio é essencial para a comunicação entre os neurônios e a oxigenação do cérebro, garantindo uma melhor função cognitiva”, diz a nutricionista Carla de Castro, da clínica Sallva, em Brasília.
Impacto na saúde mental e cognitiva
Além dos benefícios físicos, o tamarindo também tem impactos positivos na função cerebral. A presença de compostos bioativos na fruta auxilia na regulação do humor e na redução do estresse.
A fruta fornece cerca de 92 mg de magnésio a cada porção de 100g, superando o abacate, que contém aproximadamente 29 mg na mesma quantidade.
para a saúde cerebral, relaxamento muscular e metabolismo energético. “O mineral atua diretamente na regulação do estresse, na qualidade do sono e na produção de neurotransmissores como a serotonina e o GABA, que ajudam a reduzir a ansiedade e promovem o relaxamento”, destaca a especialista.
Outro benefício importante é a proteção das células cerebrais contra o estresse oxidativo. “Seus antioxidantes, como polifenóis e flavonoides, contribuem para a melhora da cognição e da memória, além de ajudarem na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer”, acrescenta Carla.
Consumo moderado da fruta
Apesar de ser rica em nutrientes e fazer bem para a saúde, o tamarindo concentra uma grande quantidade de calorias. Por isso, o consumo deve ser moderado: 30 gramas por dia são suficientes para garantir os benefícios da fruta.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Por: Metrópoles