• Domingo, 9 de novembro de 2025

Comissão dificulta progressão de regime de presos por feminicídio

Texto aprovado determina que afrouxamento da pena só ocorra depois de cumpridos de 75% a 80% do total sentenciado. Leia no Poder360

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que dificulta a progressão de regime para condenados por feminicídio ou crimes contra a dignidade sexual de crianças ou adolescentes. O texto aprovado altera a Lei de Execução Penal.

Pela proposta, para ser transferido para regimes de cumprimento de pena menos rigorosos, como semiaberto e aberto, o condenado por esses crimes deve:

Atualmente, a legislação permite a progressão de regime depois do cumprimento de 55% da pena.

Além do tempo, para ter direito à progressão, o preso por feminicídio ou crimes sexuais contra crianças e adolescentes deverá:

O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Delegada Ione (Avante-MG), ao projeto de lei 797 de 2025, do deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT). O projeto original determina as novas exigências apenas para condenados por feminicídio.

“Consideramos recomendável ampliar as mudanças para alcançar também pessoas condenadas por crimes contra a dignidade sexual de criança ou adolescente, que são igualmente graves e de grande impacto social”, disse a relatora.

O texto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, depois, pelo Plenário. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: