A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou nesta 3ª feira (21.out.2025) um requerimento para uma moção de repúdio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por declarar que o Congresso Nacional “nunca teve a qualidade de baixo nível”.
O texto de autoria do deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) se refere à fala do presidente na última 4ª feira (15.out) durante evento pelo Dia dos Professores no Rio de Janeiro, com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), no palco. Leia a íntegra (PDF-133kB).
No mesmo evento, Motta foi vaiado ao ser anunciado. O presidente se dirigiu até Motta e permaneceu ao seu lado até o término do discurso.
“O Hugo é presidente desse Congresso. Ele sabe que esse Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível como até agora. Aquela extrema-direita que se elegeu na eleição passada é o que existe de pior”, afirmou Lula, na ocasião.
No texto apresentado, o Vieira de Melo defendeu o Congresso e o declarou como “templo da soberania popular”. Segundo o deputado, as palavras representam “agressão inaceitável” ao Poder Legislativo e um “desrespeito à vontade do povo que, de forma democrática, escolheu seus representantes”.