• Terça-feira, 25 de março de 2025

Com clima favorável na lavoura, colheita da safra de arroz está adiantada em SC

A qualidade do grão também tem sido avaliada de forma otimista pelo setor, que vem registrando uma produtividade considerável por hectare.

A qualidade do grão também tem sido avaliada de forma otimista pelo setor, que vem registrando uma produtividade considerável por hectare. O clima seco e as temperaturas elevadas deste verão têm favorecido a produção de arroz em Santa Catarina. Com as condições da lavoura positivas, a colheita já está adiantada em todo o estado. A região Sul está próxima dos 60% de área colhida, enquanto o Norte, onde a plantação inicia mais cedo, já colheu praticamente toda a primeira safra. Além disso, a qualidade do grão também tem sido avaliada de forma otimista pelo setor, que vem registrando uma produtividade considerável por hectare. A avaliação é do Sindicato das Indústrias do Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC). De acordo com o presidente da entidade, Walmir Rampinelli, o clima realmente está sendo o fator de destaque da safra 2024/2025, assim como o comprometimento dos produtores catarinenses para a garantia de uma boa colheita.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Desafios no crédito agrícola: Panorama Setorial apontará soluções para o setor
    Desafios no crédito agrícola: Panorama Setorial apontará soluções para o setor
    “Santa Catarina é recordista nacional em produtividade e, em 2025, não está sendo diferente. Os nossos agricultores são muito dedicados e comprometidos com a produção, por termos áreas menores de cultivo, o cuidado é ainda maior. Neste cenário, as indústrias estão satisfeitas com a produção e a qualidade do arroz deste ano, temos um grão cheio, que rende para todo mundo – tanto produtores quanto indústrias –, e que significa um produto de qualidade na mesa do consumidor”, afirma Rampinelli. Recordes de produção Com uma área de 30 hectares para a rizicultura no município de Forquilhinha, Marcos Rocha Macedo faz parte da segunda geração de produtores de arroz de sua família. São quase 30 anos na lavoura e, em 2025, a expectativa é para recorde de produção em sua propriedade: aproximadamente seis mil sacos, o que representaria uma média de 200 sacas por hectare. “Costumamos dizer que o arroz gosta de água no pé e sol na cabeça, quando acontece essa combinação de fatores é sempre um ano de lavoura boa. O ano passado foi atípico, tivemos muita chuva na região e o manejo foi mais difícil. Já nesse ano, o clima ajudou muito, conseguimos fazer o manejo de forma correta e no tempo certo, então a produção foi muito positiva”, declara Macedo. “Costumamos dizer que o arroz gosta de água no pé e sol na cabeça, quando acontece essa combinação de fatores é sempre um ano de lavoura boa. O ano passado foi atípico, tivemos muita chuva na região e o manejo foi mais difícil. Já nesse ano, o clima ajudou muito, conseguimos fazer o manejo de forma correta e no tempo certo, então a produção foi muito positiva”, declara Macedo. Com clima favorável na lavoura, colheita da safra de arroz está adiantada em SC
    Fotos: Monique Amboni
    Expectativa de safra cheia O engenheiro agrônomo e coordenador estadual do programa Grãos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Douglas George de Oliveira, explica que, além do clima e do trabalho dos produtores, a variedade SCSBRS126 Dueto também merece destaque. “O material que mais tem se destacado em termos de produtividade esse ano, da mesma forma como foi no ano passado, é a cultivar da Epagri SCSBRS126 Dueto. Ela tem gerado produções muito superiores a outras cultivares que estavam sendo cultivadas até então. Com isso, de forma geral, a expectativa no estado é para um ano de safra cheia, com produtividade estimada em torno de 8,7 mil quilos por hectare, o que é realmente bastante positivo”, finaliza o engenheiro. “O material que mais tem se destacado em termos de produtividade esse ano, da mesma forma como foi no ano passado, é a cultivar da Epagri SCSBRS126 Dueto. Ela tem gerado produções muito superiores a outras cultivares que estavam sendo cultivadas até então. Com isso, de forma geral, a expectativa no estado é para um ano de safra cheia, com produtividade estimada em torno de 8,7 mil quilos por hectare, o que é realmente bastante positivo”, finaliza o engenheiro. Com clima favorável na lavoura, colheita da safra de arroz está adiantada em SC
    Fotos: Monique Amboni
    Autora:  Vanessa Amando VEJA TAMBÉM:
  • Ordem é negociar e não retaliar, diz Haddad sobre tarifas dos EUA
  • Animais de grande porte exigem cuidados veterinários diferenciados
  • Anec eleva projeção de exportação de soja, farelo, milho e trigo em março
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: