O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), publicou uma foto ao lado de Jair Bolsonaro (PL) nesta 5ª feira (27.mar.2025) no Instagram em apoio ao ex-presidente.
A postagem se dá 1 dia depois de a 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) aceitar a denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República), tornando Bolsonaro e 7 aliados réus por tentativa de golpe de Estado em 2022.
Nogueira participou de um almoço com Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). “O sorriso do nosso capitão fala por si só. Estamos firmes, unidos, totalmente focados e sem nunca desistir do Brasil”, escreveu.
Com a decisão do STF, o ex-presidente e aliados se tornam réus, e a Corte dá início a uma ação penal que pode resultar na condenação dos acusados a até 43 anos de prisão.
Os acusados respondem por crimes envolvidos na tentativa de impedir a posse do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, Bolsonaro era o líder do grupo que planejou o golpe.
Leia abaixo a pena determinada para cada crime:
O julgamento se referiu só ao 1º dos 4 grupos de pessoas denuncias pela PGR (Procuradoria Geral da República) por tentativa de golpe de Estado em 2022. Trata-se do núcleo central da organização criminosa, do qual, segundo as investigações, partiam as principais decisões e ações de impacto social.
Estão neste grupo:
Assista à íntegra deste 2º dia de julgamento (3h18min):
Instalada a ação penal, o Supremo terá de ouvir as testemunhas indicadas pelas defesas de todos os réus e conduzir a sua própria investigação. As partes podem pedir a produção de novas provas antes do julgamento dos crimes.
Terminadas as diligências, a Corte abre vista para as alegações finais, quando deverá pedir que a PGR se manifeste pela absolvição ou condenação dos acusados.
O processo será repetido para cada grupo denunciado pelo PGR, que já tem as datas marcadas para serem analisadas. São elas:
Leia a íntegra dos votos dos ministros:
Leia o que disse Bolsonaro sobre a decisão:
Leia a cobertura completa no Poder360:
O que disseram as defesas neste último dia de julgamento: