Pesquisadores da Universidade da Flórida desenvolveram um tratamento com RNA mensageiro que eliminou tumores em camundongos de laboratório. A pesquisa, que busca por uma vacina universal contra diferentes tipos de câncer, foi publicada na 6ª feira (18.jul.2025) na revista Nature Biomedical Engineering.
A combinação da vacina experimental com medicamentos anticâncer –conhecidos como inibidores de checkpoint imunológico– gerou uma forte resposta antitumoral nos testes realizados. Os camundongos com câncer de cérebro, pele e ossos apresentaram eliminação completa dos tumores quando receberam apenas a vacina.
O diferencial do estudo está na nova estratégia usada pelos cientistas. Em vez de atacar proteínas específicas dos tumores, a equipe acelerou o sistema imunológico, fazendo o organismo reagir como se estivesse combatendo um vírus. Para isso, os pesquisadores ativaram a expressão da proteína PD-L1 dentro dos tumores, tornando-os mais vulneráveis ao tratamento.
“Em camundongos, as respostas imunes de tumores sensíveis aos inibidores de ponto de controle foram transferíveis para tumores resistentes e resultaram em imunidade aumentada com disseminação antigênica que protegeu os animais da reintrodução do tumor”, afirmou.
O RNA mensageiro, tecnologia utilizada na pesquisa, está presente dentro de cada célula, inclusive as tumorais, e serve como modelo para a produção de proteínas.