CIA na Venezuela: jornal revela ordens de Trump contra Maduro
Aumento da tensão precede a intensificação das ofensivas de Forças-Armadas norte-americanas contra embarcações no Caribe
Ao , o presidente dos Estados Unidos, , pediu “ações agressivas contra o governo venezuelano”. As informações foram divulgadas pelo jornal norte-americano “The Washington Post” nesta quarta-feira (22/10).
Segundo a reportagem, “o documento [que dá aval para as ações] não ordena explicitamente que a CIA derrube Maduro, mas autoriza medidas que podem levar a esse resultado, disseram pessoas familiarizadas com o assunto”. A publicação ouviu pessoas do governo que tiveram acesso ao documento.
Na semana passada, após a divulgação da autorização a CIA, Trump concedeu uma entrevista coletiva na Casa Branca, na qual foi questionado sobre se a agência havia permissão para “eliminar Maduro”.
“Ah, eu não quero responder a uma pergunta dessas. Mas acho que a Venezuela está sentindo a pressão”, afirmou.
O aumento da tensão ocorre em meio à intensificação das operações das Forças Armadas dos EUA contra embarcações em águas internacionais do Caribe. Com navios e submarinos posicionados próximos à costa venezuelana, o governo Trump afirma lançar mísseis e realizar bombardeios contra embarcações usadas no transporte de drogas e supostamente operadas por “narcoterroristas”.
Na última terça-feira (14/10), o líder norte-americano anunciou um novo bombardeio contra um barco na costa da Venezuela, sendo a quinta ofensiva registrada pelo Exército americano contra , desde agosto. Até o momento, a ofensiva deixou 27 mortos.
Por: Metrópoles