• Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Chuvas trazem alívio a produtores de café arábica, mas preocupam os de robusta

A maior umidade após o estresse climático no final de 2025 favorece o enchimento de grãos da variedade, fase decisiva para o bom desenvolvimento da safra. 

A maior umidade após o estresse climático no final de 2025 favorece o enchimento de grãos da variedade, fase decisiva para o bom desenvolvimento da safra.  As chuvas mais volumosas nos últimos dias em praticamente todas as regiões cafeeiras do Brasil trouxeram alívio a produtores de arábica, aponta o Cepea.  Segundo o Centro de Pesquisas, a maior umidade após o estresse climático no final de 2025 favorece o enchimento de grãos da variedade, fase decisiva para o bom desenvolvimento da safra. 
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Fixação Biológica de Nitrogênio reduz em 50% a emissão de óxido nitroso em lavoura de feijão no Cerrado
    Já para o robusta, pesquisadores explicam que as chuvas expressivas em áreas mais ao norte do Espírito Santo preocupam, tendo em vista que alguns talhões acabaram sendo alagados e a incidência de doenças pode aumentar.  window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Até que haja uma estimativa mais precisa sobre volume de café na atual temporada, a volatilidade de preços tende a permanecer, conforme indica o Cepea. Além das condições climáticas, o cenário macroeconômico global e o ambiente cambial continuam influenciando as cotações internas e externas.  Fonte: Cepea VEJA TAMBÉM:
  • Nova plataforma integra vigilância sanitária e análise de risco de doenças suínas
  • China deve concentrar compras de soja brasileira no início de 2026
  • Apex: com acordo Mercosul-UE, Brasil pode ampliar exportação à UE em 543 produtos
  • ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: