• Segunda-feira, 7 de abril de 2025

Chuvas fortes: Inmet emite alerta laranja de risco em quatro regiões do país

Alerta de chuvas intensas atinge dez estados nesta segunda, aponta Inmet

Alerta de chuvas intensas atinge dez estados nesta segunda, aponta Inmet O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de nível Laranja nesta segunda-feira (7), chamando atenção para a previsão de fortes chuvas em diversas partes do país. A classificação indica risco relevante de transtornos, com potencial para provocar danos em áreas urbanas e rurais. De acordo com o instituto, os volumes de precipitação podem variar entre 50 e 100 milímetros por dia, o que representa um cenário de perigo para alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios, principalmente em localidades vulneráveis.
  • Clique aqui para seguir o canal do CompreRural no Whatsapp
  • Conheça a raça Maronesa, bovino selvagem descendente direto do Auroque
    Estados e regiões sob risco No Sul do Brasil, praticamente todo o território do Rio Grande do Sul está em estado de atenção, com destaque para regiões como o Sudoeste, Noroeste, Nordeste, Sudeste, áreas metropolitanas e o Sul de Santa Catarina. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Já no Sudeste, os estados de Minas Gerais e Espírito Santo devem enfrentar episódios de chuva volumosa, podendo gerar transtornos em áreas mais propensas. O alerta se estende também ao Nordeste, onde municípios do sul da Bahia, norte do Ceará, além de pontos do Maranhão e do Piauí estão sob observação. Na parte Norte do país, o Amapá e grandes porções do Pará entram no mapa das regiões com chance significativa de precipitações intensas. Recomendações e cuidados Diante das condições previstas, o Inmet recomenda à população que evite sair durante os temporais e fique atenta a sinais de movimentação de terra, especialmente em áreas de encosta. Caso haja risco iminente de inundação, a orientação é proteger documentos e objetos importantes em sacos plásticos e manter aparelhos elétricos desligados sempre que possível. Para emergências, os contatos da Defesa Civil (199) e dos Bombeiros (193) devem ser priorizados. Escrito por Compre Rural VEJA MAIS:
  • Conheça a raça Maronesa, bovino selvagem descendente direto do Auroque
  • China vai transformar 90 milhões de hectares em terras agrícolas para produzir grãos
  • ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
    Por: Redação

    Artigos Relacionados: