• Terça-feira, 9 de junho de 2026

Chuva pode passar de 150 mm e frente fria muda o tempo no Brasil nesta semana, alerta Inmet

Previsão do Inmet indica, com avanço da frente fria, maiores volumes de chuva no Norte e no Sul, enquanto Centro-Oeste, interior do Nordeste e Tocantins seguem com tempo mais seco entre 8 e 15 de junho.

A semana entre 8 e 15 de junho será marcada por contrastes no clima do Brasil. Enquanto áreas do Norte e do Sul devem registrar os maiores acumulados de chuva, com volumes que podem passar de 150 milímetros, boa parte do Centro-Oeste, do interior do Nordeste e do Tocantins terá predomínio de tempo firme, com características típicas do período seco.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva mais volumosa deve se concentrar especialmente entre Amazonas, Roraima, Amapá, norte do Pará e Rio Grande do Sul. Já no Sudeste, a passagem de uma frente fria entre os dias 11 e 13 de junho deve provocar instabilidade em áreas de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Norte deve concentrar os maiores volumes da semana

Na Região Norte, os maiores acumulados são esperados no Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e centro-norte do Pará. Em pontos do noroeste do Pará e do norte do Amapá, os volumes podem ultrapassar 150 mm ao longo da semana.

No Amazonas e em Roraima, a previsão indica acumulados de até 100 mm em áreas isoladas. Já no Acre, centro-norte do Pará e Rondônia, a chuva deve ocorrer de forma mais irregular, com volumes de até 40 mm.

No Tocantins, o cenário é diferente: a tendência é de tempo firme ao longo da semana, com baixa expectativa de chuva.

Nordeste terá chuva no litoral e tempo seco no interior

No Nordeste, a chuva deve se concentrar principalmente na faixa litorânea. Os maiores acumulados são previstos entre os dias 10 e 12 de junho, especialmente no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

No Ceará, Piauí e Maranhão, os volumes mais significativos devem ocorrer no dia 14 de junho. Já no litoral da Bahia, a previsão indica chuva isolada durante todo o período.

No interior nordestino, porém, a condição predominante será de tempo mais estável e baixos acumulados, mantendo o padrão mais seco característico desta época do ano.

Centro-Oeste segue com tempo firme na maior parte da região

No Centro-Oeste, a previsão indica chuvas pontuais e com baixos acumulados. As áreas com maior chance de precipitação ficam no noroeste de Mato Grosso e no centro-sul de Mato Grosso do Sul.

Em Goiás e no Distrito Federal, o tempo deve permanecer mais firme durante a semana, com pouca ou nenhuma chuva significativa.

Frente fria leva chuva ao Sudeste entre 11 e 13 de junho

No Sudeste, a mudança no tempo deve ocorrer principalmente entre os dias 11 e 13 de junho, com a passagem de uma frente fria.

A chuva deve atingir São Paulo, o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Nas demais áreas da região, a previsão é de tempo mais estável, com chances reduzidas de precipitação.

Sul terá chuva durante toda a semana

A Região Sul deve registrar chuva ao longo de todo o período. O destaque fica para o noroeste do Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem chegar a 150 mm.

No dia 8 de junho, áreas de instabilidade provocam chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No dia 9, a instabilidade avança para o norte e atinge o Paraná. Já no dia 10, uma nova frente fria volta a instabilizar o tempo na região.

Impacto para o campo e alerta do Inmet

A previsão exige atenção dos produtores, especialmente nas áreas com maiores volumes de chuva no Norte e no Sul, onde o excesso de umidade pode atrapalhar operações de campo, transporte, colheita e manejo do solo.

Por outro lado, nas áreas de tempo firme do Centro-Oeste, Tocantins e interior do Nordeste, o produtor deve seguir atento ao avanço do período seco, que pode impactar pastagens, disponibilidade hídrica e planejamento das atividades agropecuárias.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Por: Redação

Artigos Relacionados: