• Quinta-feira, 21 de agosto de 2025

China suspende importações de produtos avícolas da Argentina

Medida foi anunciada pela alfândega da China 5 meses depois do fim de proibição anterior que durou 2 anos.

A administração alfandegária da China suspendeu nesta 5ª feira (21.ago.2025) as importações de produtos avícolas da Argentina. O anúncio no site oficial da alfândega chinesa se dá apenas 5 meses depois do fim de uma proibição anterior que havia durado 2 anos.

O comunicado não especificou os motivos para a nova restrição nem indicou prazo para retomada das compras. As autoridades chinesas não responderam a pedidos de esclarecimento.

A suspensão anterior das importações argentinas foi determinada depois da detecção de gripe aviária altamente patogênica em aves comerciais no país sul-americano. O setor havia conseguido retomar as exportações ao mercado chinês há apenas 5 meses, com o fim do embargo.

Além da Argentina, a China também bloqueou importações de aves e produtos relacionados do Brasil desde maio deste ano e da Espanha em agosto, nesses casos citando surtos de gripe aviária como justificativa.

De acordo com dados oficiais da alfândega, a China importou 226.013 toneladas de carne de aves de janeiro a julho de 2025. Esse volume representa uma queda de 2% em relação ao mesmo período de 2024. As compras se concentram em itens específicos como pés de frango, asas e pedaços com osso, produtos valorizados no mercado consumidor chinês.

Segundo Pan Chenjun, analista sênior de proteína animal do Rabobank em Hong Kong, a medida pode contribuir para sustentar os preços de alguns produtos avícolas, já que a China limitou importações de fornecedores relevantes. No entanto, o impacto tende a ser reduzido diante do excedente de carne de aves existente no país e das dificuldades financeiras que o setor enfrenta atualmente.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: