• Segunda-feira, 8 de setembro de 2025

China quer novo acordo comercial com Sudeste Asiático

Estratégia chinesa diversificar suas rotas de exportação em resposta às tarifas elevadas impostas pelos Estados Unidos.

O vice-ministro do Comércio chinês, Yan Dong, anunciou nesta 2ª feira (8.set.2025) que a China está intensificando as negociações com a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) para finalizar uma atualização do acordo de livre comércio bilateral antes do final do ano.

A iniciativa reforça a estratégia chinesa de diversificar suas rotas de exportação em resposta às tarifas elevadas impostas pelos Estados Unidos.

Dong disse em uma entrevista coletiva em Pequim que a China “pressionará pela assinatura formal do protocolo sobre a atualização do acordo de livre comércio China-ASEAN versão 3.0 até o final do ano”.

Em face do unilateralismo e protecionismo nas cadeias industriais globais, China e ASEAN insistem na cooperação multilateral para manter a estabilidade (…) regional”, acrescentou Dong em uma sutil referência a Trump.

Em agosto de 2025, as exportações chinesas para a ASEAN aumentaram 22,5% em relação ao ano anterior, tornando o Sudeste Asiático o principal destino de exportações da China em valor. Isso ajudou a compensar a queda de 33,1% nas remessas dos EUA.

A China e os 10 países da ASEAN fazem parte da RCEP (Parceria Econômica Regional Abrangente), que inclui também Japão, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Segundo analistas, a RCEP constitui um acordo comercial menos ambicioso.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: