• Sexta-feira, 4 de julho de 2025

Chelsea recebe multa de 31 mi de euros da Uefa por violações financeiras

Uefa penaliza também Barcelona e Aston Villa por descumprimento de regras que limitam gastos com jogadores.

A Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) multou Chelsea, Aston Villa e Barcelona por descumprimento de regras financeiras da organização, segundo as informações divulgadas pelo The Athletic nesta 6ª feira (4.jul.2025).

O clube londrino recebeu a maior penalidade, com multa incondicional de 31 milhões de euros.

Barcelona e Aston Villa foram penalizados em 15 milhões de euros e 11 milhões de euros, respectivamente. Os 3 clubes também estão sujeitos a multas condicionais adicionais caso não sigam as determinações futuras.

As sanções foram aplicadas porque os clubes violaram regulamentos estabelecidos pela entidade europeia. Chelsea e Villa descumpriram as regras de ganhos do futebol e dos custos de elenco (SCR), que limitam os clubes participantes de competições europeias a gastarem no máximo 80% de sua receita com custos de jogadores.

As penalidades condicionais variam para cada instituição. O Chelsea pode enfrentar multa adicional de 60 milhões de euros se não cumprir as determinações em 4 anos. O Barcelona está sujeito a penalidade condicional de 45 milhões de euros em 2 anos, enquanto o Aston Villa pode ser multado em 15 milhões de euros ao longo de 3 anos. O Villa também enfrentará multa de 5 milhões de euros para cada ano em que violar as regras financeiras.

A Uefa e o Aston Villa estabeleceram o que foi descrito como um “glidepath” para que o clube inglês atinja as metas financeiras estabelecidas. O Villa também está confiante em evitar uma possível dedução de pontos da Premier League depois de decidir vender sua equipe feminina para cumprir as regras financeiras.

O clube afirma que não precisará negociar jogadores-chave do elenco masculino. No entanto, o futuro do goleiro Emiliano Martínez permanece incerto. O Villa ainda não recebeu propostas pelo argentino de 32 anos, que tem contrato até 2029, mas está preparado para possíveis ofertas.

O Aston Villa já iniciou a redução da folha salarial. Nesta 6ª feira (4.jul.2025), o clube confirmou a rescisão do contrato de Philippe Coutinho, que assinou em definitivo com o Vasco da Gama.

Além dos 3 grandes clubes, a Uefa aplicou sanções a outras equipes europeias. O Lyon recebeu multa de 12,5 milhões de euros, o Besiktas foi penalizado em 900 mil euros, o Panathinaikos em 400 mil euros e o Hajduk Split em 300 mil euros.

As infrações foram aplicadas durante o ciclo anterior de avaliação financeira da Uefa. Um novo ciclo de 3 anos começou na temporada 2024-25, e os clubes precisarão se adequar às normas para evitar novas sanções.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: